Desenv Prof e Ético (DPE) Plano de Curso
Curso: PEDAGOGIA
Disciplina: Desenvolvimento Profissional e Ético
Carga horária semanal: 2
Professora: Cybeli Vianna
Ementa
Processos de formação e atuação de professores na atualidade. Visão ética da atuação profissional. O professor como sujeito da história da educação. Reflexão crítica sobre as mudanças de valores e referenciais na realidade contemporânea. Trabalho docente no setor público. Legislação trabalhista e a atuação do professor no setor privado. As convenções coletivas de trabalho.
Objetivos específicos
Conscientizar o aluno/professor sobre a importância de uma postura ética e um adequado relacionamento humano para o seu desenvolvimento.
Possibilitar o entendimento da aplicação dos princípios éticos no exercício profissional;
Compreender os fundamentos da ética e da moralidade e como seus princípios e normas podem ser trabalhados no cotidiano das escolas e da comunidade;
Compreender e introduzir no dia-a-dia das escolas o trabalho sistemático e intencional sobre valores desejados por nossa sociedade.
Proporcionar ao aluno/professor a ampliação da sua consciência sobre a própria prática de vida.
Conteúdos de plano de ensino
Ética Profissional
Individualismo e Ética Profissional
Virtudes Profissionais
Código de Ética Profissional
Os Segredos e as Artes de Ofício de Ser Profissional na Educação
Competência e profissionalismo: o lugar da ética
Formação de professores numa escola aprendiz
Formação contínua de professores
O professor do futuro e suas competências
Saberes Necessários à Prática Educativa
A magia de educar: aprender é ensinar, ensinar é aprender.
Metodologia
Aula expositiva dialogada, pequenos grupos, debate, seminário, vídeos, apresentações de pesquisas em grupos, elaboração de planos de aulas, simulação de aulas,dinâmicas.
Recursos didáticos
Quadro negro
DVDs
Datashow
TV
Artigos
Avaliação
Avaliação escrita, trabalhos, seminários solicitados pelo professor,
Avaliação Integradora (institucional)
Referência bibliográfica básica
ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre - imagens e auto-imagens. Petrópolis editora Vozes, 2000.
PERRENOUD, Philippe Mônica G. Thurler, As competências para ensinar no século XXI, Artmed—2002.
RIOS, T. Ética e competência. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2003 (Coleção Questões de nossa época).
Referência bibliográfica complementar
CUNHA, Maria Isabel - O bom professor e sua prática. Papirus- 15 ed. São Paulo, 2003;
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia, saberes necessários a prática educativa. São Paulo. Editora Paz e Terra, 19978.
LIBÂNEO, José C. Didática, Cortez ed.; São Paulo 2002;
Disciplina: Desenvolvimento Profissional e Ético
Carga horária semanal: 2
Professora: Cybeli Vianna
Ementa
Processos de formação e atuação de professores na atualidade. Visão ética da atuação profissional. O professor como sujeito da história da educação. Reflexão crítica sobre as mudanças de valores e referenciais na realidade contemporânea. Trabalho docente no setor público. Legislação trabalhista e a atuação do professor no setor privado. As convenções coletivas de trabalho.
Objetivos específicos
Conscientizar o aluno/professor sobre a importância de uma postura ética e um adequado relacionamento humano para o seu desenvolvimento.
Possibilitar o entendimento da aplicação dos princípios éticos no exercício profissional;
Compreender os fundamentos da ética e da moralidade e como seus princípios e normas podem ser trabalhados no cotidiano das escolas e da comunidade;
Compreender e introduzir no dia-a-dia das escolas o trabalho sistemático e intencional sobre valores desejados por nossa sociedade.
Proporcionar ao aluno/professor a ampliação da sua consciência sobre a própria prática de vida.
Conteúdos de plano de ensino
Ética Profissional
Individualismo e Ética Profissional
Virtudes Profissionais
Código de Ética Profissional
Os Segredos e as Artes de Ofício de Ser Profissional na Educação
Competência e profissionalismo: o lugar da ética
Formação de professores numa escola aprendiz
Formação contínua de professores
O professor do futuro e suas competências
Saberes Necessários à Prática Educativa
A magia de educar: aprender é ensinar, ensinar é aprender.
Metodologia
Aula expositiva dialogada, pequenos grupos, debate, seminário, vídeos, apresentações de pesquisas em grupos, elaboração de planos de aulas, simulação de aulas,dinâmicas.
Recursos didáticos
Quadro negro
DVDs
Datashow
TV
Artigos
Avaliação
Avaliação escrita, trabalhos, seminários solicitados pelo professor,
Avaliação Integradora (institucional)
Referência bibliográfica básica
ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre - imagens e auto-imagens. Petrópolis editora Vozes, 2000.
PERRENOUD, Philippe Mônica G. Thurler, As competências para ensinar no século XXI, Artmed—2002.
RIOS, T. Ética e competência. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2003 (Coleção Questões de nossa época).
Referência bibliográfica complementar
CUNHA, Maria Isabel - O bom professor e sua prática. Papirus- 15 ed. São Paulo, 2003;
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia, saberes necessários a prática educativa. São Paulo. Editora Paz e Terra, 19978.
LIBÂNEO, José C. Didática, Cortez ed.; São Paulo 2002;
Comentários
Postar um comentário