Escola, Família e Comunidade
PLANO DE ENSINO
Curso: PEDAGOGIA
Disciplina: Escola, Família e Comunidade
Carga horária semanal: 02
Ano: 2008
Turma: PD05
Carga horária total: 40
Corpo docente: ANDRÉ SIVIERO
Coordenador (a): PATRÍCIA SALVADOR SEGURA
Título: Escola, Família e Comunidade
Descrição: Escola, Família e Comunidade
Curso: PEDAGOGIA
Disciplina: Escola, Família e Comunidade
Carga horária semanal: 02
Ano: 2008
Turma: PD05
Carga horária total: 40
Corpo docente: ANDRÉ SIVIERO
Coordenador (a): PATRÍCIA SALVADOR SEGURA
Título: Escola, Família e Comunidade
Descrição: Escola, Família e Comunidade
Ementa
As funções sociais da escola e suas relações com as famílias dos educandos. Forma de participação da comunidade no âmbito escolar. Parcerias escola/família/comunidade. Ações colaborativas e educacionais.
Objetivos específicos
Identificar um modelo de família/comunidade tradicional;
Mostrar como é o funcionamento de uma escola;
Priorizar a interação entre a escola/família/comunidade;
Proporcionar formas de inclusão social para atrair pais e comunidade para dentro da escola;
Elaborar projetos sociais comunitários.
Conteúdos de plano de ensino
Módulo I
O Estado e a Política Educacional
Constituição Federal de 1988
Estatuto da Criança de do Adolescente
Módulo II
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Função da Escola
A escola na era da tecnologia
Módulo III
A Inclusão Social na Legislação
Educação e família
O principio sócio comunitário
Módulo IV
O Exercício da cidadania os valores familiares e sociais
Relação Escola/família e comunidade
Relações entre família e escola e suas implicações
Metodologia
Aulas dialogadas; trabalhos individuais e em grupo; estudos de casos; leitura e interpretação de textos; seminários;
Recursos didáticos
Quadro negro
DVDs
Datashow
TV
Artigos
Avaliação
Avaliação escrita, trabalhos individuais e em grupos, seminários solicitados pelo professor
Avaliação Integradora (institucional)
Referência bibliográfica básica
ARIES, Philipe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 1991.
CECCON, Cláudio. A vida na Escola e a escola da Vida. Petrópolis. Ed. Vozes, 1990/1982.
BRASIL. Estatuto da Criança de do Adolescente. Lei nº 8069/90: 45 anos da Declaração dos Direitos da Criança. MEC. Brasília. 2004
MELLO, Guiomar Nano de. Cidadania e Competitividade, 1ª Ed. Editora Cortez, São Paulo,
Referência bibliográfica complementar
RUBEM, Alves. Cenas da vida, 10ª Ed., Editora Papirus, São Paulo 2004.
RIOS, Terezinha Azeredo. Ética e Competência, 5ª Ed., Editora Cortez, São Paulo, 1997.
CECCON, Claudius; OLIVEIRA. A Vida na escola e a escola da vida, 35ª Ed., Editora Vozes, São Paulo, 2001.
AZEVEDO, José Clóvis de. Escola Cidadã: desafios, diálogos e travessias, 1ª Ed., Editora Vozes, São Paulo, 2000.
Iguape, 28 de janeiro de 2008
As funções sociais da escola e suas relações com as famílias dos educandos. Forma de participação da comunidade no âmbito escolar. Parcerias escola/família/comunidade. Ações colaborativas e educacionais.
Objetivos específicos
Identificar um modelo de família/comunidade tradicional;
Mostrar como é o funcionamento de uma escola;
Priorizar a interação entre a escola/família/comunidade;
Proporcionar formas de inclusão social para atrair pais e comunidade para dentro da escola;
Elaborar projetos sociais comunitários.
Conteúdos de plano de ensino
Módulo I
O Estado e a Política Educacional
Constituição Federal de 1988
Estatuto da Criança de do Adolescente
Módulo II
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Função da Escola
A escola na era da tecnologia
Módulo III
A Inclusão Social na Legislação
Educação e família
O principio sócio comunitário
Módulo IV
O Exercício da cidadania os valores familiares e sociais
Relação Escola/família e comunidade
Relações entre família e escola e suas implicações
Metodologia
Aulas dialogadas; trabalhos individuais e em grupo; estudos de casos; leitura e interpretação de textos; seminários;
Recursos didáticos
Quadro negro
DVDs
Datashow
TV
Artigos
Avaliação
Avaliação escrita, trabalhos individuais e em grupos, seminários solicitados pelo professor
Avaliação Integradora (institucional)
Referência bibliográfica básica
ARIES, Philipe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 1991.
CECCON, Cláudio. A vida na Escola e a escola da Vida. Petrópolis. Ed. Vozes, 1990/1982.
BRASIL. Estatuto da Criança de do Adolescente. Lei nº 8069/90: 45 anos da Declaração dos Direitos da Criança. MEC. Brasília. 2004
MELLO, Guiomar Nano de. Cidadania e Competitividade, 1ª Ed. Editora Cortez, São Paulo,
Referência bibliográfica complementar
RUBEM, Alves. Cenas da vida, 10ª Ed., Editora Papirus, São Paulo 2004.
RIOS, Terezinha Azeredo. Ética e Competência, 5ª Ed., Editora Cortez, São Paulo, 1997.
CECCON, Claudius; OLIVEIRA. A Vida na escola e a escola da vida, 35ª Ed., Editora Vozes, São Paulo, 2001.
AZEVEDO, José Clóvis de. Escola Cidadã: desafios, diálogos e travessias, 1ª Ed., Editora Vozes, São Paulo, 2000.
Iguape, 28 de janeiro de 2008
Comentários
Postar um comentário