Fundamentos Sócio-antropológicos
PLANO DE ENSINO
Curso: PEDAGOGIA
Disciplina: Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação
Carga horária semanal: 4 Ano: 2008
Turma: PD 03
Carga horária total: 80
Docente: Liliana Pace
Coordenador (a): Patrícia Salvador Segura
Descrição: Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação
Título: Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação
Ementa:
Objetivos específicos:
Conteúdos do plano de ensino:
Iguape, 28 de janeiro de2008
Curso: PEDAGOGIA
Disciplina: Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação
Carga horária semanal: 4 Ano: 2008
Turma: PD 03
Carga horária total: 80
Docente: Liliana Pace
Coordenador (a): Patrícia Salvador Segura
Descrição: Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação
Título: Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação
Ementa:
Significado dos objetos de estudo da antropologia e da sociologia: conceito de social como totalidade das relações de grupo e cultura, compreendendo o social sob o ângulo dos caracteres distintivos dos indivíduos de cada grupo e suas produções; a emergência da cultura e o subseqüente estabelecimento de normas sociais: pontos de intersecção entre sociologia e antropologia; importância da sociologia como descoberta da alteridade, da diferença entre os homens e suas culturas; importância da sociologia como sistematizadora da cultura: a questão da escola e a sociologia da educação.
Objetivos específicos:
Levar o aluno a compreender os conceitos de cultura e sociedade, distinguir natureza e cultura, perceber os papéis da sociologia e da antropologia e a partir daí capacitar-se a analisar a educação no meio social.
Conteúdos do plano de ensino:
Significado dos conceitos de cultura e social, objetos de estudos, respectivamente, da antropologia e da sociologia.;
Antropologia Social e Antropologia Cultural: distinção entre natureza e cultura; o cultural e o social: sua evolução sob o ângulo dos processos de contato, difusão, interação e aculturação – método: observação direta dos comportamentos dos indivíduos e das instituições.
Antropologia Social e Antropologia Cultural: distinção entre natureza e cultura; o cultural e o social: sua evolução sob o ângulo dos processos de contato, difusão, interação e aculturação – método: observação direta dos comportamentos dos indivíduos e das instituições.
Sociologia: estudo das categorias sociológicas básicas: sociedade, trabalho, organização e controle social, status, estratificação e papel social.
Sociologia da Educação: espaço sociocultural da escola, funções reprodutoras e transformadoras da educação, tópicos atuais: pobreza, violência urbana, evolução científica e tecnológica, globalização de informações; educação e cidadania, democratização da educação.
Metodologia
Trabalhos individuais e grupais;
Leitura crítica de textos;
Debates sobre questões atuais;
Seminários;
Trabalhos individuais e grupais;
Leitura crítica de textos;
Debates sobre questões atuais;
Seminários;
Recursos didáticos
Livros e apostilas;
Vídeos;
Internet;
Jornais e revistas
Lousa e giz
Avaliação
Livros e apostilas;
Vídeos;
Internet;
Jornais e revistas
Lousa e giz
Avaliação
Provas sobre o conteúdo de aprendizagem;
Seminários;
Debates- discursos argumentativos
Trabalhos individuais e grupais;
Avaliação integradora.
Seminários;
Debates- discursos argumentativos
Trabalhos individuais e grupais;
Avaliação integradora.
Referência bibliográfica básica:
DURKHEIM, Émile – “Educação e Sociologia”. São Paulo, Melhoramentos, FENAME: 1984
KRUPPA, Sônia Maria Portella – “Sociologia da Educação”. São Paulo, Cortez: 1998;
LAKATOS, Eva Maria – “Sociologia Geral”. São Paulo, Atlas: 1985;
LAPLANTINE, François – “Aprender Antropologia”. São Paulo, Coleção Primeiros Passos, Brasiliense: 1997
SAVIANI, Demerval – “Escola e Democracia”. 35ª ed., São Paulo, Cortez: Autores Associados, 1997
DURKHEIM, Émile – “Educação e Sociologia”. São Paulo, Melhoramentos, FENAME: 1984
KRUPPA, Sônia Maria Portella – “Sociologia da Educação”. São Paulo, Cortez: 1998;
LAKATOS, Eva Maria – “Sociologia Geral”. São Paulo, Atlas: 1985;
LAPLANTINE, François – “Aprender Antropologia”. São Paulo, Coleção Primeiros Passos, Brasiliense: 1997
SAVIANI, Demerval – “Escola e Democracia”. 35ª ed., São Paulo, Cortez: Autores Associados, 1997
Referência bibliográfica complementar:
FREIRE, Paulo – “Educação como Prática de Liberdade”. Rio de Janeiro, Paz e Terra: 1982
TORRES, Carlos Alberto – “Educação e Democracia”. São Paulo, Cortez, Autores Associados, 2003
FREIRE, Paulo – “Educação como Prática de Liberdade”. Rio de Janeiro, Paz e Terra: 1982
TORRES, Carlos Alberto – “Educação e Democracia”. São Paulo, Cortez, Autores Associados, 2003
Iguape, 28 de janeiro de2008
Comentários
Postar um comentário