Fundamentos Sócio-antropológicos

PLANO DE ENSINO
Curso: PEDAGOGIA
Disciplina: Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação
Carga horária semanal: 4 Ano: 2008
Turma: PD 03
Carga horária total: 80
Docente: Liliana Pace
Coordenador (a): Patrícia Salvador Segura
Descrição: Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação
Título: Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação

Ementa:

Significado dos objetos de estudo da antropologia e da sociologia: conceito de social como totalidade das relações de grupo e cultura, compreendendo o social sob o ângulo dos caracteres distintivos dos indivíduos de cada grupo e suas produções; a emergência da cultura e o subseqüente estabelecimento de normas sociais: pontos de intersecção entre sociologia e antropologia; importância da sociologia como descoberta da alteridade, da diferença entre os homens e suas culturas; importância da sociologia como sistematizadora da cultura: a questão da escola e a sociologia da educação.

Objetivos específicos:

Levar o aluno a compreender os conceitos de cultura e sociedade, distinguir natureza e cultura, perceber os papéis da sociologia e da antropologia e a partir daí capacitar-se a analisar a educação no meio social.

Conteúdos do plano de ensino:

Significado dos conceitos de cultura e social, objetos de estudos, respectivamente, da antropologia e da sociologia.;
Antropologia Social e Antropologia Cultural: distinção entre natureza e cultura; o cultural e o social: sua evolução sob o ângulo dos processos de contato, difusão, interação e aculturação – método: observação direta dos comportamentos dos indivíduos e das instituições.

Sociologia: estudo das categorias sociológicas básicas: sociedade, trabalho, organização e controle social, status, estratificação e papel social.

Sociologia da Educação: espaço sociocultural da escola, funções reprodutoras e transformadoras da educação, tópicos atuais: pobreza, violência urbana, evolução científica e tecnológica, globalização de informações; educação e cidadania, democratização da educação.

Metodologia

Trabalhos individuais e grupais;
Leitura crítica de textos;
Debates sobre questões atuais;
Seminários;

Recursos didáticos

Livros e apostilas;
Vídeos;
Internet;
Jornais e revistas
Lousa e giz
Avaliação

Provas sobre o conteúdo de aprendizagem;
Seminários;
Debates- discursos argumentativos
Trabalhos individuais e grupais;
Avaliação integradora.

Referência bibliográfica básica:

DURKHEIM, Émile – “Educação e Sociologia”. São Paulo, Melhoramentos, FENAME: 1984
KRUPPA, Sônia Maria Portella – “Sociologia da Educação”. São Paulo, Cortez: 1998;
LAKATOS, Eva Maria – “Sociologia Geral”. São Paulo, Atlas: 1985;
LAPLANTINE, François – “Aprender Antropologia”. São Paulo, Coleção Primeiros Passos, Brasiliense: 1997
SAVIANI, Demerval – “Escola e Democracia”. 35ª ed., São Paulo, Cortez: Autores Associados, 1997

Referência bibliográfica complementar:

FREIRE, Paulo – “Educação como Prática de Liberdade”. Rio de Janeiro, Paz e Terra: 1982
TORRES, Carlos Alberto – “Educação e Democracia”. São Paulo, Cortez, Autores Associados, 2003

Iguape, 28 de janeiro de2008

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