História da Educação
Plano de Ensino
Curso: PEDAGOGIA
Disciplina: História da Educação
Carga horária semanal: 4
Ano: 2008
Turma: PD03
Carga horária total: 80
Corpo docente: Maria Aparecida de Aguiar da Silva
Coordenador (a): PATRÍCIA SALVADOR SEGURA
Título: História da Educação
Descrição: História da Educação
Curso: PEDAGOGIA
Disciplina: História da Educação
Carga horária semanal: 4
Ano: 2008
Turma: PD03
Carga horária total: 80
Corpo docente: Maria Aparecida de Aguiar da Silva
Coordenador (a): PATRÍCIA SALVADOR SEGURA
Título: História da Educação
Descrição: História da Educação
EMENTA
A natureza do processo educacional: o processo de desenvolvimento humano através da história; o papel da educação nos diversos modelos, abordagens e teorias desenvolvidas nas diversas experiências sociais e culturais humanas; as concepções de educação clássicas: grega e romana; os princípios de educação cristã medieval.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Fazer com que os alunos possam verificar o real sentido do estudo de História da Educação, utilizando de maneira sucinta e prazerosa;
Mostrar que a História da Educação é importante para a melhoria na qualidade do ensino, buscando um paralelo entre a sociedade atual e a contemporânea.
Verificar as possíveis alterações que podem ser feitos para que se tenha uma aprendizagem de qualidade, enfatizando aos nossos alunos a real historia a ser contada e refletida.
CONTEÚDOS DE PLANO DE ENSINO
A importância da Historia da Educação;
Sociedades Tribais;
Antiguidade Oriental: Educação tradicionalista;
Antiguidade Grega: A Paidéia;
Antiguidade Romana: A Humanita
Idade Média: A formação do Homem de fé;
Renascimento: Humanismo e Reforma;
Idade Moderna: Pedagogia realista;
Século das Luzes
Educação Nacional;
Século XX – Educação para a democracia;
METODOLOGIA
O curso será desenvolvido com a utilização da seguinte metodologia:
1 aula de fundamentação teórica com suporte de textos ou explicação oral do professor
1 aula de vídeo, debates sobre o tema e elaboração de síntese
1 aula de práticas e/ou orientações para trabalhos com alunos ou elaboração de materiais
1 aula de debates e troca de experiências sobre material aplicado
Através de aulas expositivas para comentar a teoria básica necessária ao desenvolvimento do conteúdo da disciplina; vide suporte; leitura de textos retirados de livros, revistas ou jornais como suporte para as atividades de leitura e produção de textos; trabalhos individuais, trabalhos em duplas, trios e/ou grupos cooperativos. Seminários a partir de temas previamente selecionados. Pesquisas sobre temas relacionados à disciplina e ao Curso.
Debates envolvendo temas polêmicos da atualidade com a finalidade de desenvolver a competência para argumentar, formular opiniões bem fundamentadas e desenvolver a expressão oral; leitura e apresentação dos autores indicados; atividades extra-classe de aplicação da teoria.
RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro negro
DVDs
CDS
Data show
TV
Artigos de jornais e revistas
Sala de Informática
Biblioteca
Notebook
Microfone
AVALIAÇÃO
Avaliação mensal
Avaliação integradora
Seminários
Leitura de livros indicados e de textos suporte
Apresentação/entrega da pasta/compendio das atividades, resenhas, aplicações práticas e conteúdos abordados no semestre – zero a 10.
Participação do aluno nos debates/seminários, participação em atividades de aulas, participação em tarefas indicadas para aplicação em alunos, assiduidade (as pontuações serão estabelecidas de acordo com a complexidade do trabalho e, se individual ou em pequenos grupos e informada com antecedência).
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
ARANHA, Maria L. de Arruda. História da Educação e da Pedagogia - Geral e Brasil. 3 ed. 2006, Editora Moderna.
RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 17 ed., 2001, Autores Associados.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR
GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. 8 ed., São Paulo: Ática, 2004.
Iguape, 28 de janeiro de 20008
A natureza do processo educacional: o processo de desenvolvimento humano através da história; o papel da educação nos diversos modelos, abordagens e teorias desenvolvidas nas diversas experiências sociais e culturais humanas; as concepções de educação clássicas: grega e romana; os princípios de educação cristã medieval.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Fazer com que os alunos possam verificar o real sentido do estudo de História da Educação, utilizando de maneira sucinta e prazerosa;
Mostrar que a História da Educação é importante para a melhoria na qualidade do ensino, buscando um paralelo entre a sociedade atual e a contemporânea.
Verificar as possíveis alterações que podem ser feitos para que se tenha uma aprendizagem de qualidade, enfatizando aos nossos alunos a real historia a ser contada e refletida.
CONTEÚDOS DE PLANO DE ENSINO
A importância da Historia da Educação;
Sociedades Tribais;
Antiguidade Oriental: Educação tradicionalista;
Antiguidade Grega: A Paidéia;
Antiguidade Romana: A Humanita
Idade Média: A formação do Homem de fé;
Renascimento: Humanismo e Reforma;
Idade Moderna: Pedagogia realista;
Século das Luzes
Educação Nacional;
Século XX – Educação para a democracia;
METODOLOGIA
O curso será desenvolvido com a utilização da seguinte metodologia:
1 aula de fundamentação teórica com suporte de textos ou explicação oral do professor
1 aula de vídeo, debates sobre o tema e elaboração de síntese
1 aula de práticas e/ou orientações para trabalhos com alunos ou elaboração de materiais
1 aula de debates e troca de experiências sobre material aplicado
Através de aulas expositivas para comentar a teoria básica necessária ao desenvolvimento do conteúdo da disciplina; vide suporte; leitura de textos retirados de livros, revistas ou jornais como suporte para as atividades de leitura e produção de textos; trabalhos individuais, trabalhos em duplas, trios e/ou grupos cooperativos. Seminários a partir de temas previamente selecionados. Pesquisas sobre temas relacionados à disciplina e ao Curso.
Debates envolvendo temas polêmicos da atualidade com a finalidade de desenvolver a competência para argumentar, formular opiniões bem fundamentadas e desenvolver a expressão oral; leitura e apresentação dos autores indicados; atividades extra-classe de aplicação da teoria.
RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro negro
DVDs
CDS
Data show
TV
Artigos de jornais e revistas
Sala de Informática
Biblioteca
Notebook
Microfone
AVALIAÇÃO
Avaliação mensal
Avaliação integradora
Seminários
Leitura de livros indicados e de textos suporte
Apresentação/entrega da pasta/compendio das atividades, resenhas, aplicações práticas e conteúdos abordados no semestre – zero a 10.
Participação do aluno nos debates/seminários, participação em atividades de aulas, participação em tarefas indicadas para aplicação em alunos, assiduidade (as pontuações serão estabelecidas de acordo com a complexidade do trabalho e, se individual ou em pequenos grupos e informada com antecedência).
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
ARANHA, Maria L. de Arruda. História da Educação e da Pedagogia - Geral e Brasil. 3 ed. 2006, Editora Moderna.
RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 17 ed., 2001, Autores Associados.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR
GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. 8 ed., São Paulo: Ática, 2004.
Iguape, 28 de janeiro de 20008
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