Literatura na Educação Básica

Plano de Ensino
Curso: PEDAGOGIA
Disciplina: Literatura na Educação Básica
Carga horária semanal: 2
Ano: 2008
Turma: PD05
Carga horária total: 40

Corpo docente: Aracélis Aparecida César Espinosa
Coordenador (a): PATRÍCIA SALVADOR SEGURA
Título: Literatura na Educação Básica
Descrição: Literatura na Educação Básica

EMENTA:
Leitura e cultura. Importância social da literatura. O que é literatura infantil. Literatura Infantil em vogal. Literatura nos primeiros anos. Livros e autores. Formando crianças leitoras. A leitura na escola e a literatura infantil.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender a importância da literatura no processo de aprendizagem na educação infantil e ensino fundamental.
Abordar historicamente a literatura infantil.
Caracterizar e fundamentar a literatura infantil.
Discutir em uma perspectiva integradora o trabalho com a literatura infantil na escola.
Analisar e estudar os livros clássicos e modernos.
Estabelecer uma relação entre a literatura infantil e a prática pedagógica do professor.
Oferecer subsídios aos futuros profissionais na área de educação para trabalhar com a literatura infantil como um recurso facilitador no processo de desenvolvimento do aprendizado das crianças e adolescentes.

PROGRAMA DA DISCIPLINA:

O que é literatura infantil?
Origem da Literatura Infantil
A importância social da literatura.
As histórias infantis como forma de consciência do mundo.
Literatura nos primeiros anos
Histórias para crianças
Faixa etária
Áreas de interesse
Materiais e livros
A leitura na escola e a literatura infantil.
Organização e uso da biblioteca escolar e das salas de leitura
Biblioteca escolar. Para que? Como utilizá-la?
Reflexão sobre a organização e os usos da biblioteca e das salas de leitura.
Livros grossos ou finos? Com figuras ou sem figuras? Que tal ouvirmos a opinião do leitor?
E as escolas que não possuem biblioteca?
Os suportes dos textos na formação do leitor
A ilustração dos livros infanto-juvenis
Atividades de leitura
Leitura: uma prática social na escola
E na sala de aula, como ficam a leitura e a escrita?
O acesso ao acervo e o papel do professor
Situações de leitura.
Lendo histórias infantis em sala de aula.



BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BETTELHEIN, Bruno. A psicanálise dos contos de Fadas. 21 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
CADERMATORI, Ligia. O que é literatura infantil. 6 ed. São Paulo: Brasiliense, 1996.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
JOLIBERT, Josette. Formando Crianças Leitoras. Porto alegre: ArtMed, 1994.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11 ed. São Paulo: Global Editora Ltda., 2006.

ESTRATÉGIAS:
Aula expositiva; textos complementares; obras complementares; dinâmicas; trabalho em grupo; pesquisa; vídeo, retro-projetor., data-show, confecção de material, participação no projeto de incentivo a leitura.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Contínua, ao final de cada tópico abordado, valendo-se de diferentes instrumentos, sejam: seminários, avaliações escritas individuais e apresentações de tópicos indicados e sob orientação docente. AVALIAÇÃO MENSAL.
Trabalhos em grupo de elaboração de livros infantis e apresentação
Participação no projeto de incentivo a leitura
AVALIAÇÃO INTEGRADORA
Participação no projeto de incentivo a leitura
Trabalhos em grupo de elaboração de livros infantis, apresentação e exposição.
Projeto: “ Eu leio, tu lês, nós...construímos nossa história”.

Iguape, 28 de janeiro de 2008

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