Met EaD - Aulas 3 e 4

Queridos alunos,
bom dia. Encaminho texto trabalhado nas aulas da última sexta-feira.
Este trabalho será complementado por nossas discussões nesta semana.
Beijos,
Aracelis

cc. 9 de julho (para compor a pasta de METODOLOGIA EAD)
segue:
-----------------------------------------------------------------------------
METODOLOGIA DO ENSINO A DISTÂNCIA – CH: 40h/a –
1º PEDAGOGIA
Profª Aracélis A. César Espinosa e-mail: aracelisespinosa@yahoo.com.br
MÓDULO I
•1. O que é a EaD?
•Desde a antiguidade constatam-se iniciativas de intercambiar informações, de veicular orientações, instruções entre pessoas ou cidades física e geograficamente distantes.

•Tanto na Grécia como, posteriormente, em Roma, as pessoas comunicavam-se através de correspondência (correio), com o intuito de troca de informações sobre o cotidiano privado e/ou da comunidade, transmitindo informações, notícias úteis ao desenvolvimento econômico e social das comunidades.
•No entanto é na modernidade que se manifestarão as primeiras iniciativas de ensinar determinados saberes sem a relação presencial ente o preceptor (professor) e o aprendiz (aluno).
•Mas, o que significa o Ensino a Distância?
•O Ensino à Distância é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser massivo e que substitui a interação pessoal, na sala de aula, de professor e aluno, como meio preferencial de ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que propiciam a aprendizagem independente e flexível dos alunos.
"(García Aretio, L. (1994). educación a distancia hoy. Madrid: UNED)"
•O Ensino à Distância é tipo de método de instrução em que as condutas docentes acontecem a parte das discentes, de tal maneira que a comunicação entre o professor e o aluno se possa realizar mediante textos impressos, por meios eletrônicos, mecânicos ou por outras técnicas. Michael G. Moore
•O Ensino à Distância é um método de transmitir conhecimentos, habilidades e atitudes, racionalizando, mediante a aplicação da divisão do trabalho e de princípios organizacionais, assim como o uso extensivo de meios técnicos, especialmente para o objetivo de reproduzir material de ensino de alta qualidade, o que torna possível instruir um grande número de alunos ao mesmo tempo e no lugar onde quer que vivam. É uma forma industrial de ensinar e aprender. Otto Peters
•Educação à Distância é um sistema baseado no uso seletivo de meios instrucionais, tanto tradicionais quanto inovadores, que promovem o processo de auto-aprendizagem, para obter objetivos educacionais específicos, com um potencial de maior cobertura geográfica que a dos sistemas educativos tradicionais - presenciais. M. L. Ochoa
•Educação à Distância é uma metodologia de ensino em que as tarefas docentes acontecem em um contexto distinto das discentes, de modo que estas são, em relação às primeiras, diferentes no tempo, no espaço ou em ambas as dimensões ao mesmo tempo.
Jaime Sarramona (1991)
Börje Holmberg
•Segundo Börje Holmberg(1981), a característica geral mais importante do estudo a distância era que ele se baseava na comunicação não direta (1981). [Mas hoje com as novas tecnologias, a Internet e a Videoconferência, o estudo a distância também pode estar baseado na comunicação direta]. Segundo este mesmo autor, as características gerais do estudo a distância podem ser agrupadas em seis categorias:
•( 1 ) A base do estudo a distância é normalmente um curso pré-produzido, normalmente impresso, mas também pode ser apresentado por outros meios distintos da palavra escrita, por exemplo, as fitas de áudio ou vídeo, os programas de rádio ou televisão ou os jogos experimentais. [Atualmente, também pode ser oferecido via Videoconferência ou Internet.] O curso deve ser auto-instrutivo, ou seja, ser acessível ao estudo individual, sem o apoio do professor.
( 2 ) A comunicação organizada de ida e volta tem lugar entre os alunos e uma organização de apoio. O meio mais comum utilizado para isso é a palavra escrita, mas o telefone já se converteu em um instrumento de importância na comunicação a distância. [e hoje temos também, como forte aliado nesta comunicação, a Internet, que através do e-mail tem demonstrado grande utilidade]
•( 3 ) A EaD leva em conta o estudo individual, servindo expressamente ao aluno isolado, no estudo que realiza por si mesmo. [Atualmente, o estudo isolado ainda ganha ênfase, mas com as novas tecnologias da comunicação, também tem crescido o número de cursos com propostas de trabalhos cooperativos e colaborativos entre os alunos].
•( 4 ) Dado que o curso produzido é facilmente utilizado por um grande número de alunos e com um mínimo de gastos, a EaD pode ser --- e o é freqüentemente --- uma forma de comunicação massiva.
•( 5 ) Quando se prepara um programa de comunicação massiva, é prático aplicar os métodos do trabalho industrial. Esses métodos incluem: planejamento, procedimentos de racionalização, tais como divisão de trabalho, mecanização, automatização, controle e verificação.
•( 6 ) Os enfoques tecnológicos implicados não impedem que a comunicação pessoal, em forma de diálogo, seja central no estudo a distância. O autor considera que o estudo a distância está organizado como uma forma mediatizada de conversação didática guiada.
Desmond KeeganPara Keegan (1991) são características da educação a distância:
•( 1 ) A separação do professor e do aluno, o que a distingue das aulas face a face;
•( 2 ) A influência de uma organização educacional que a distingue do ensino presencial.
•( 3 ) O uso de meios técnicos geralmente impressos, para unir o professor e aluno, e oferecer o conteúdo educativo do curso.
•( 4 ) O provimento de uma comunicação bidirecional, de modo que o aluno possa beneficiar-se, estabelecendo um diálogo.
•( 5 ) O ensino aos alunos como indivíduos e raramente em grupos, com a possibilidade de encontros ocasionais, com propósitos didáticos e de socialização.
(6 ) A participação em uma forma mais industrializada de educação, baseada na consideração de que a educação a distância se caracteriza por: divisão de trabalho, mecanização, automação, aplicação de princípios organizativos, controle científico, objetividade do ensino, produção massiva, concentração e centralização.
•Para Paulo Freire: “O aluno é o sujeito no processo de aquisição do conhecimento.”
•Hoje vivemos uma verdadeira avalanche de novas possibilidades e oportunidades em EAD.

EAD ALUNO AGENTE ATIVO
Informações: SEED
O Ministério da Educação – MEC, por meio da Secretaria de Educação a Distância – SEED atua como um agente de inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, fomentando a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e das técnicas de educação a distância aos métodos didático-pedagógicos; promove a pesquisa e o desenvolvimento voltados para a introdução de novos conceitos e práticas nas escolas públicas brasileiras.
•A Secretaria de Educação a Distância – SEED representa a educação a distância e apresenta as novas tecnologias como uma das estratégias para democratizar e elevar o padrão de qualidade da educação brasileira. A Secretaria desenvolve vários programas e projetos, a saber: (vide pps/aulas)
-x-x---x-x-x-x-x-x-
Exercício: Em grupo, discutir o texto, fazer anotações e abertura de discussões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicologia na Educação Infantil

A literatura na Educação Básica

Ensinar