MET EAD - Aulas 5 e 6
AULAS 5 e 6
I – Visão Histórica da Educação a Distância
1. O que é a EaD?
Desde a antiguidade constatam-se iniciativas de intercambiar informações, de veicular orientações, instruções entre pessoas ou cidades física e geograficamente distantes.
Tanto na Grécia como, posteriormente, em Roma, as pessoas comunicavam-se através de correspondência (correio), com o intuito de troca de informações sobre o cotidiano privado e/ou da comunidade, transmitindo informações, notícias úteis ao desenvolvimento econômico e social das comunidades.
No entanto é na modernidade que se manifestarão as primeiras iniciativas de ensinar determinados saberes sem a relação presencial ente o preceptor (professor) e o aprendiz (aluno).
Mas, o que significa o Ensino a Distância?
O Ensino à Distância é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser massivo e que substitui a interação pessoal, na sala de aula, de professor e aluno, como meio preferencial de ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que propiciam a aprendizagem independente e flexível dos alunos.
(García Aretio, L. (1994). educación a distancia hoy. Madrid: UNED)
O Ensino à Distância é tipo de método de instrução em que as condutas docentes acontecem a parte das discentes, de tal maneira que a comunicação entre o professor e o aluno se possa realizar mediante textos impressos, por meios eletrônicos, mecânicos ou por outras técnicas. Michael G. Moore
O Ensino à Distância é um método de transmitir conhecimentos, habilidades e atitudes, racionalizando, mediante a aplicação da divisão do trabalho e de princípios organizacionais, assim como o uso extensivo de meios técnicos, especialmente para o objetivo de reproduzir material de ensino de alta qualidade, o que torna possível instruir um grande número de alunos ao mesmo tempo e no lugar onde quer que vivam. É uma forma industrial de ensinar e aprender. Otto Peters
•Educação à Distância é um sistema baseado no uso seletivo de meios instrucionais, tanto tradicionais quanto inovadores, que promovem o processo de auto-aprendizagem, para obter objetivos educacionais específicos, com um potencial de maior cobertura geográfica que a dos sistemas educativos tradicionais - presenciais. M. L. Ochoa
•Educação à Distância é uma metodologia de ensino em que as tarefas docentes acontecem em um contexto distinto das discentes, de modo que estas são, em relação às primeiras, diferentes no tempo, no espaço ou em ambas as dimensões ao mesmo tempo.
Jaime Sarramona (1991)
AULAS 5 e 6 - Börje Holmberg
Segundo Börje Holmberg(1981), a característica geral mais importante do estudo a distância era que ele se baseava na comunicação não direta (1981). [Mas hoje com as novas tecnologias, a Internet e a Videoconferência, o estudo a distância também pode estar baseado na comunicação direta]. Segundo este mesmo autor, as características gerais do estudo a distância podem ser agrupadas em seis categorias:
( 1 ) A base do estudo a distância é normalmente um curso pré-produzido, normalmente impresso, mas também pode ser apresentado por outros meios distintos da palavra escrita, por exemplo, as fitas de áudio ou vídeo, os programas de rádio ou televisão ou os jogos experimentais. [Atualmente, também pode ser oferecido via Videoconferência ou Internet.] O curso deve ser auto-instrutivo, ou seja, ser acessível ao estudo individual, sem o apoio do professor.
( 2 ) A comunicação organizada de ida e volta tem lugar entre os alunos e uma organização de apoio. O meio mais comum utilizado para isso é a palavra escrita, mas o telefone já se converteu em um instrumento de importância na comunicação a distância. [e hoje temos também, como forte aliado nesta comunicação, a Internet, que através do e-mail tem demonstrado grande utilidade]
( 3 ) A EaD leva em conta o estudo individual, servindo expressamente ao aluno isolado, no estudo que realiza por si mesmo. [Atualmente, o estudo isolado ainda ganha ênfase, mas com as novas tecnologias da comunicação, também tem crescido o número de cursos com propostas de trabalhos cooperativos e colaborativos entre os alunos].
( 4 ) Dado que o curso produzido é facilmente utilizado por um grande número de alunos e com um mínimo de gastos, a EaD pode ser --- e o é freqüentemente --- uma forma de comunicação massiva.
( 5 ) Quando se prepara um programa de comunicação massiva, é prático aplicar os métodos do trabalho industrial. Esses métodos incluem: planejamento, procedimentos de racionalização, tais como divisão de trabalho, mecanização, automatização, controle e verificação.
( 6 ) Os enfoques tecnológicos implicados não impedem que a comunicação pessoal, em forma de diálogo, seja central no estudo a distância. O autor considera que o estudo a distância está organizado como uma forma mediatizada de conversação didática guiada.
I – Visão Histórica da Educação a Distância
1. O que é a EaD?
Desde a antiguidade constatam-se iniciativas de intercambiar informações, de veicular orientações, instruções entre pessoas ou cidades física e geograficamente distantes.
Tanto na Grécia como, posteriormente, em Roma, as pessoas comunicavam-se através de correspondência (correio), com o intuito de troca de informações sobre o cotidiano privado e/ou da comunidade, transmitindo informações, notícias úteis ao desenvolvimento econômico e social das comunidades.
No entanto é na modernidade que se manifestarão as primeiras iniciativas de ensinar determinados saberes sem a relação presencial ente o preceptor (professor) e o aprendiz (aluno).
Mas, o que significa o Ensino a Distância?
O Ensino à Distância é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser massivo e que substitui a interação pessoal, na sala de aula, de professor e aluno, como meio preferencial de ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que propiciam a aprendizagem independente e flexível dos alunos.
(García Aretio, L. (1994). educación a distancia hoy. Madrid: UNED)
O Ensino à Distância é tipo de método de instrução em que as condutas docentes acontecem a parte das discentes, de tal maneira que a comunicação entre o professor e o aluno se possa realizar mediante textos impressos, por meios eletrônicos, mecânicos ou por outras técnicas. Michael G. Moore
O Ensino à Distância é um método de transmitir conhecimentos, habilidades e atitudes, racionalizando, mediante a aplicação da divisão do trabalho e de princípios organizacionais, assim como o uso extensivo de meios técnicos, especialmente para o objetivo de reproduzir material de ensino de alta qualidade, o que torna possível instruir um grande número de alunos ao mesmo tempo e no lugar onde quer que vivam. É uma forma industrial de ensinar e aprender. Otto Peters
•Educação à Distância é um sistema baseado no uso seletivo de meios instrucionais, tanto tradicionais quanto inovadores, que promovem o processo de auto-aprendizagem, para obter objetivos educacionais específicos, com um potencial de maior cobertura geográfica que a dos sistemas educativos tradicionais - presenciais. M. L. Ochoa
•Educação à Distância é uma metodologia de ensino em que as tarefas docentes acontecem em um contexto distinto das discentes, de modo que estas são, em relação às primeiras, diferentes no tempo, no espaço ou em ambas as dimensões ao mesmo tempo.
Jaime Sarramona (1991)
AULAS 5 e 6 - Börje Holmberg
Segundo Börje Holmberg(1981), a característica geral mais importante do estudo a distância era que ele se baseava na comunicação não direta (1981). [Mas hoje com as novas tecnologias, a Internet e a Videoconferência, o estudo a distância também pode estar baseado na comunicação direta]. Segundo este mesmo autor, as características gerais do estudo a distância podem ser agrupadas em seis categorias:
( 1 ) A base do estudo a distância é normalmente um curso pré-produzido, normalmente impresso, mas também pode ser apresentado por outros meios distintos da palavra escrita, por exemplo, as fitas de áudio ou vídeo, os programas de rádio ou televisão ou os jogos experimentais. [Atualmente, também pode ser oferecido via Videoconferência ou Internet.] O curso deve ser auto-instrutivo, ou seja, ser acessível ao estudo individual, sem o apoio do professor.
( 2 ) A comunicação organizada de ida e volta tem lugar entre os alunos e uma organização de apoio. O meio mais comum utilizado para isso é a palavra escrita, mas o telefone já se converteu em um instrumento de importância na comunicação a distância. [e hoje temos também, como forte aliado nesta comunicação, a Internet, que através do e-mail tem demonstrado grande utilidade]
( 3 ) A EaD leva em conta o estudo individual, servindo expressamente ao aluno isolado, no estudo que realiza por si mesmo. [Atualmente, o estudo isolado ainda ganha ênfase, mas com as novas tecnologias da comunicação, também tem crescido o número de cursos com propostas de trabalhos cooperativos e colaborativos entre os alunos].
( 4 ) Dado que o curso produzido é facilmente utilizado por um grande número de alunos e com um mínimo de gastos, a EaD pode ser --- e o é freqüentemente --- uma forma de comunicação massiva.
( 5 ) Quando se prepara um programa de comunicação massiva, é prático aplicar os métodos do trabalho industrial. Esses métodos incluem: planejamento, procedimentos de racionalização, tais como divisão de trabalho, mecanização, automatização, controle e verificação.
( 6 ) Os enfoques tecnológicos implicados não impedem que a comunicação pessoal, em forma de diálogo, seja central no estudo a distância. O autor considera que o estudo a distância está organizado como uma forma mediatizada de conversação didática guiada.
AULAS 5 e 6 - Desmond Keegan
Para Keegan (1991) são características da educação a distância:
( 1 ) A separação do professor e do aluno, o que a distingue das aulas face a face;
( 2 ) A influência de uma organização educacional que a distingue do ensino presencial.
( 3 ) O uso de meios técnicos geralmente impressos, para unir o professor e aluno, e oferecer o conteúdo educativo do curso.
( 4 ) O provimento de uma comunicação bidirecional, de modo que o aluno possa beneficiar-se, estabelecendo um diálogo.
( 5 ) O ensino aos alunos como indivíduos e raramente em grupos, com a possibilidade de encontros ocasionais, com propósitos didáticos e de socialização.
(6 ) A participação em uma forma mais industrializada de educação, baseada na consideração de que a educação a distância se caracteriza por: divisão de trabalho, mecanização, automação, aplicação de princípios organizativos, controle científico, objetividade do ensino, produção massiva, concentração e centralização.
I – Visão Histórica da Educação a Distância
1. O que é a EaD?
2. Histórico da EAD
2.1.EAD no Brasil
AULAS 5 e 6 – Quadro Cronológico da EAD no mundo:
O quadro a seguir relaciona os principais marcos históricos internacionais da EAD nos últimos três séculos:
1728 A Gazeta de Boston, em sua edição de 20 de março, oferece num anúncio: “material para ensino e tutoria por correspondência.”
1833 O número 30 do periódico sueco Lunds Weckoblad comunica a mudança de endereço, durante o mês de agosto, para as remessas postais dos que estudam “Composição” por correspondência.
1840 Um sistema de taquigrafia à base de fichas e intercâmbio postal com os alunos é criado pelo inglês Isaac Pitman;
Para Keegan (1991) são características da educação a distância:
( 1 ) A separação do professor e do aluno, o que a distingue das aulas face a face;
( 2 ) A influência de uma organização educacional que a distingue do ensino presencial.
( 3 ) O uso de meios técnicos geralmente impressos, para unir o professor e aluno, e oferecer o conteúdo educativo do curso.
( 4 ) O provimento de uma comunicação bidirecional, de modo que o aluno possa beneficiar-se, estabelecendo um diálogo.
( 5 ) O ensino aos alunos como indivíduos e raramente em grupos, com a possibilidade de encontros ocasionais, com propósitos didáticos e de socialização.
(6 ) A participação em uma forma mais industrializada de educação, baseada na consideração de que a educação a distância se caracteriza por: divisão de trabalho, mecanização, automação, aplicação de princípios organizativos, controle científico, objetividade do ensino, produção massiva, concentração e centralização.
I – Visão Histórica da Educação a Distância
1. O que é a EaD?
2. Histórico da EAD
2.1.EAD no Brasil
AULAS 5 e 6 – Quadro Cronológico da EAD no mundo:
O quadro a seguir relaciona os principais marcos históricos internacionais da EAD nos últimos três séculos:
1728 A Gazeta de Boston, em sua edição de 20 de março, oferece num anúncio: “material para ensino e tutoria por correspondência.”
1833 O número 30 do periódico sueco Lunds Weckoblad comunica a mudança de endereço, durante o mês de agosto, para as remessas postais dos que estudam “Composição” por correspondência.
1840 Um sistema de taquigrafia à base de fichas e intercâmbio postal com os alunos é criado pelo inglês Isaac Pitman;
1843 Funda-se a Phonographic correspondence Society, que se encarrega de corrigir as fichas com os exercícios de taquigrafia anteriormente aludidos;
1856 Em Berlim, a Sociedade de Línguas Modernas patrocina os professores Charles Toussain e Gustav Laugenschied para ensinarem francês por correspondência.
1858 A Universidade de Londres passa a conceder certificados a alunos externos que recebem ensino por correspondência.
1873 Surge, em Boston, EUA, a Sociedade para a Promoção do Estudo em Casa;
1833 começa a funcionar, em Ithaca, EUA, a Universidade por correspondência;
1833 começa a funcionar, em Ithaca, EUA, a Universidade por correspondência;
1891 Por iniciativa do reitor da Universidade de Chicago, W, Raineu Harper, é criado um Departamento de Ensino por correspondência;
Na Universidade de Wisconsin, os professores do colégio de Agricultura mantêm correspondência com alunos que não podem abandonar seu trabalho para voltar às aulas no campus;
1891 Nos Estados Unidos são criadas as Escolas Internacionais por Correspondência;
1891 Nos Estados Unidos são criadas as Escolas Internacionais por Correspondência;
1894 O Rutinsches Fenelehrinstitut de Berlim organiza cursos por correspondência para obtenção do Abitur (aceitação de matrícula na Universidade);
1903 Julio Cervera Baviera abre, em Valência, Espanha, a Escola Livre de Engenheiros;
As Escolas Calvert de Baltimore, EUA, criam um Departamento de Formação em Casa, para acolher crianças de escolas primárias que estudam sob a orientação dos pais;
1910 Professores rurais do curso primário começam a receber material de educação secundária pelo correio, em Vitória, Austrália;
1910 Professores rurais do curso primário começam a receber material de educação secundária pelo correio, em Vitória, Austrália;
1911 Austrália, com a intenção de minorar os problemas das enormes distâncias, a Universidade de Queensland começa a experiência para solucionar a dificuldade.
1914 Noruega, funda-se a Norst Correspondanseskole e, na Alemanha, a Fernschule Jena;
1920 Na antiga URSS, implanta-se, também, este sistema por correspondência;
1922 A New Zeland Correspondence School começa suas atividades com a intenção inicial de atender a crianças isoladas ou com dificuldades de freqüentar as aulas convencionais. A partir de 1928 também o ensino secundário.
1938 No Canadá, na cidade de Victória, realiza-se a Primeira Conferência Internacional sobre a Educação por correspondência;
1939 Centro Nacional de ensino a distância na França (CNED), que, em princípio, atende, por correspondência, a crianças refugiadas de guerra. Centro público subordinado ao Ministério da Educação Nacional.
1940 Na década de quarenta, diversos países do centro e do leste europeus iniciam esta modalidade de estudos. Já por estes anos os avanços técnicos possibilitam outras perspectivas que as de ensino meramente por correspondência.
1946 A Universidade de Sudafrica (UNISA) começa a ensinar também por correspondência;
1947 Através da Radio Sorbonne, transmitem-se aulas de quase todas as matérias literárias da Faculdade de Letras e Ciências Humanas de Paris;
1951 A Universidade de Sudafrica, atualmente única Universidade a Distância da África, dedica-se exclusivamente a desenvolver cursos a distância;
1960 Funda-se o Beijing Television College, na China, que encerra suas atividades durante a Revolução cultural, o que acontece também ao restante da educação pós-secundária;
1962 Inicia-se, na Espanha, uma experiência de Bacharelado Radiofônico;
A Universidade de Delhi cria um Departamento de Estudos por correspondência, como experiência para atender aos alunos que, de outro modo, não podem receber ensino universitário.
1963 Espanha, o Centro Nacional de Ensino Médio por Rádio e Televisão, que substitui o Bacharelado Radiofônico, criando no ano anterior.
França, ensino universitário, por rádio, em cinco Faculdades de Letras (Paris, Bodeaux, Lille, Nancy e Strasbourg) e na Faculdade de Direito de Paris;
1963 Duas instituições neozelandesas se unem (Victoria University of Wellington e Massey Agricultural College) e formam a Massey University Centre for University Extramural Studies da Nova Zelândia;
1968 O Centro Nacional de ensino Médio por Rádio e Televisão da Espanha se transforma no Instituto Nacional de Ensino Médio a Distância (INEMAD);
1963 Duas instituições neozelandesas se unem (Victoria University of Wellington e Massey Agricultural College) e formam a Massey University Centre for University Extramural Studies da Nova Zelândia;
1968 O Centro Nacional de ensino Médio por Rádio e Televisão da Espanha se transforma no Instituto Nacional de Ensino Médio a Distância (INEMAD);
1969 Cria-se a British Open University, instituição verdadeiramente pioneira e única do que hoje se entende como educação superior a distância. Inicia seus cursos em 1971. A partir desta data a expansão da modalidade tem sido inusitada.
1972 Cria-se em Madri, Espanha, a Universidad Nacional de Educacion a Distancia (UNED), primeira instituição de ensino superior a suceder a Open University em nível mundial;
1972 Cria-se em Madri, Espanha, a Universidad Nacional de Educacion a Distancia (UNED), primeira instituição de ensino superior a suceder a Open University em nível mundial;
1974 Criada a Universidade Aberta de Israel, que oferece, em hebreu, cerca de 400 cursos em domínios variados;
1975 Criada a Fernuniversitätt, na Alemanha, dedicada exclusivamente ao ensino universitário.
1979 Criado o Instituto Português de Ensino a distância, cujo objetivo era lecionar cursos superiores para população distante das instituições de ensino presencial e qualificar o professorado;
1988 O Instituto Português de Ensino a Distância dá origem a Universidade Aberta de Portugal;
AULAS 5 e 6 – Quadro Cronológico da EAD no Brasil
As ocorrência mais relevantes na história do EAD no Brasil estão resumidas a seguir:
1923 Fundação da Rádio sociedade do Rio de Janeiro;
AULAS 5 e 6 – Quadro Cronológico da EAD no Brasil
As ocorrência mais relevantes na história do EAD no Brasil estão resumidas a seguir:
1923 Fundação da Rádio sociedade do Rio de Janeiro;
1936 Doação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro ao Ministério da Educação e Saúde;
1937 Criação do Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação;
1959 início das escolas radiofônicas em Natal (RN);
1960 Início da ação sistematizada do governo Federal em EAD; contrato entre o MEC e a CNBB: expansão do sistema de escolas radiofônicas aos estados nordestinos, que faz surgir o MEB – Movimento de Educação de Base -, sistema de ensino a distância não-formal;
1965 Início dos trabalhos da comissão para Estudos e Planejamento da Radiodifusão Educativa;
1966 a 1974 Instalação de oito emissoras de televisão educativa: TV Universitária de Pernambuco, TV Educativa do Rio de Janeiro, TV Cultura de São Paulo, TV Educativa do Amazonas, TV Educativa do Maranhão, TV Universitária do Rio Grande do Norte, TV Educativa do Espírito Santo e TV Educativa do Rio Grande do Sul;
1967 Criada a Fundação Padre Anchieta, mantida pelo Estado de são Paulo, com o objetivo de promover atividades educativas e culturais através do rádio e da televisão (inicio transmissões 1969);
1967 Constituida a Feplam (Fundação Nacional Padre Landell de Moura), instituição privada sem fins lucrativos – educação de adultos através de tele-educação por multimeios;
1969 TVE Maranhão/Centro Educativo do Maranhão: programas educativos 5ª série em circuito fechado. A partir de 1970 em circuito aberto, também para 6ª séries;
1970 Portaria 408 – emissoras comerciais de rádio e televisão: obrigatoriedade da transmissão gratuita de cinco programas semanais de 30 minutos diários, de segunda a sexta-feira, ou com 75 minutos aos sábados e domingos.(cadeia nacional o Projeto Minerva – cursos de Capacitação Ginasial e Madureza Ginasial, produzidos pela Fundação Padre Anchieta).
1970 Portaria 408 – emissoras comerciais de rádio e televisão: obrigatoriedade da transmissão gratuita de cinco programas semanais de 30 minutos diários, de segunda a sexta-feira, ou com 75 minutos aos sábados e domingos.(cadeia nacional o Projeto Minerva – cursos de Capacitação Ginasial e Madureza Ginasial, produzidos pela Fundação Padre Anchieta).
1971 Nasce a ABT – Assoc.Brasileira de Tele-Educação(desde 1969 os Seminários Brasileiros de Tele-Educação. Hoje Seminários Brasileiros de Tecnologia Educacional).
1972 Criação do Programa Nacional de Tele-Educação;
1972 Criação do Programa Nacional de Tele-Educação;
1973 Projeto Minerva passa a produzir o curso supletivo de 1ºGrau;
1973-74Projeto SACI – conclusão dos estudos para o Curso Supletivo “João da Silva”, sob o formato de telenovela, para o ensino das quatro primeiras séries do 1º grau.O curso introduziu uma inovação pioneira no mundo, um projeto-piloto de tele-didática da TVE, que conquistou o prêmio especial do Júri Internacional do Prêmio Japão.
1973-74Projeto SACI – conclusão dos estudos para o Curso Supletivo “João da Silva”, sob o formato de telenovela, para o ensino das quatro primeiras séries do 1º grau.O curso introduziu uma inovação pioneira no mundo, um projeto-piloto de tele-didática da TVE, que conquistou o prêmio especial do Júri Internacional do Prêmio Japão.
1974 TVE Ceará – geração de tele-aulas; Centro de Ensino Técnico de Brasília inicia o planejamento de cursos em convênio com a Petrobrás para capacitação dos empregados desta empresa e do projeto Logus II, em convênio com o MEC, para habilitar professores leigos sem afastá-los do exercício docente;
1978 Lançado o Telecurso 2º Grau, pela Fundação Padre Anchieta e Fundação Roberto Marinho, com programas televisivos apoiados por fascículos impressos, para preparar o tele-aluno para os exames supletivos;
1979 Criação da FCBTE-Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa/MEC – continuidade ao Curso “João da Silva”. Projeto Conquista, também como telenovela, para as últimas séries do primeiro grau;
1979 Programas de Alfabetização por TV (Mobral), para todas as capitais dos estados do Brasil;
1979 a 1983 Implantado em caráter experimental o Posgrad-Pós-graduação Tutorial a Distância, pela Capes, objetivando capacitar docentes universitários do interior do país;
1981 FCBTVE troca a sigla para FUNTEVE: atividades da EV Educ. do RJ, da Radio MEC-Rio, da Rádio MEC-Brasília, do Centro de cinema Educativo e do Centro de informática Educativa;
1983/1984 Criação da TV Educativa do Mato Groso do Sul;Início do “Projeto Ipê”, da Secret. Da Educação do Estado de São Paulo e da fundação Padre Anchieta – cursos para atualização e aperfeiçoamento do magistério de 1º e 2º graus, utilizando-se de multimeios;
1988 “Verso e Reverso” – Educando o Educador: curso por correspondência para capacitação de professores de Educação Básica de Jovens e Adultos (MEC/EDUCAR), com apoio de programas televisivos através da Rede Manchete;
1991 “Projeto Ipê”passa a enfatizar os conteúdos curriculares;
1991 Fundação Roquete Pinto, Secret.Nacional de Educ.Básica e Secret.Estaduais de Educação implantam o Programa de Atualização de Docentes; Na segunda fase, o projeto ganha o título de “Um Salto para o Futuro”;
1992 O Núcleo de Educação a Distância do Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso, em parceria com a Univ. do Est.do Mato Grosso E Secret.Est.e Educação e apoio da Tele-Université du Quebec (Canadá), cria o projeto de Licenciatura Plena em Educação Básica: 1ª a 4ª séries do 1º grau, utilizando EAD. Curso iniciado em 1995.
Atividade em grupo (no máximo 5 alunos)
Atualizar os dados Brasil a partir de 1992, mediante pesquisas nos sites:
http://www2.abed.org.br
http://portal.mec.gov.br/seed
Atividade em grupo (no máximo 5 alunos)
Atualizar os dados Brasil a partir de 1992, mediante pesquisas nos sites:
http://www2.abed.org.br
http://portal.mec.gov.br/seed
Ou demais fontes (livros ou internet). citar a fonte.
Prazo ___/___/___
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