Metodologia do Ensino: área de conhecimento: LP
Plano de Ensino
Curso: PEDAGOGIA
Disciplina: Metodologia do Ensino I: área de conhecimento: Língua Portuguesa
Carga horária semanal: 4
Ano: 2008
Turma: PD03
Carga horária total: 80
Corpo docente: Aracélis Aparecida César Espinosa
Coordenador (a): PATRÍCIA SALVADOR SEGURA
Título: Metodologia do Ensino I: área de conhecimento: Língua Portuguesa
Descrição: Metodologia do Ensino I: área de conhecimento: Língua Portuguesa
Iguape, 28 de janeiro de 2008
Curso: PEDAGOGIA
Disciplina: Metodologia do Ensino I: área de conhecimento: Língua Portuguesa
Carga horária semanal: 4
Ano: 2008
Turma: PD03
Carga horária total: 80
Corpo docente: Aracélis Aparecida César Espinosa
Coordenador (a): PATRÍCIA SALVADOR SEGURA
Título: Metodologia do Ensino I: área de conhecimento: Língua Portuguesa
Descrição: Metodologia do Ensino I: área de conhecimento: Língua Portuguesa
EMENTA:
O ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: situação, realidade problemática. Concepção de linguagem e ensino de português. Intervenção gradativa no conteúdo básico da língua portuguesa relacionada ao ensino fundamental tendo por base a pesquisa e a produção de conhecimentos sobre as alternativas metodológicas mais condizentes com o nível de desenvolvimento, aprendizagem e abstração dos alunos. Análise crítica e criteriosa dos parâmetros curriculares nacionais da Educação Básica – e da proposta curricular de Língua Portuguesa para os Anos Iniciais do ensino fundamental.
Aspectos de organização morfossintática e de semântica da Língua Portuguesa. Leitura e Produção de textos.
O ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: situação, realidade problemática. Concepção de linguagem e ensino de português. Intervenção gradativa no conteúdo básico da língua portuguesa relacionada ao ensino fundamental tendo por base a pesquisa e a produção de conhecimentos sobre as alternativas metodológicas mais condizentes com o nível de desenvolvimento, aprendizagem e abstração dos alunos. Análise crítica e criteriosa dos parâmetros curriculares nacionais da Educação Básica – e da proposta curricular de Língua Portuguesa para os Anos Iniciais do ensino fundamental.
Aspectos de organização morfossintática e de semântica da Língua Portuguesa. Leitura e Produção de textos.
OBJETIVOS
Reconhecer como as diferentes concepções de linguagem afetam o ensino da Língua Portuguesa.
Enumerar objetivos para o ensino de Língua Portuguesa, a partir das Propostas Oficiais.
Reconhecer que há um discurso pedagógico e identificar os modos como se distribuem os espaços do professor e do aluno em sala de aula.
Estabelecer objetivos para o trabalho com a oralidade, bem como os aspectos a serem desenvolvidos.
Discutir sobre o papel da Literatura no ensino de Língua Portuguesa.
Analisar e discutir conteúdos, objetivos e estratégias para a prática da leitura e da produção de textos nos Ensinos Fundamental e Médio.
Reconhecer quais os gêneros discursivos que são abordados no ensino de Língua Portuguesa e propor novas possibilidades.
Discutir sobre o papel da gramática no ensino de língua materna.
Discutir sobre a importância do planejamento no ensino de Língua Portuguesa e elaborar planos de aula.
Enumerar técnicas e estratégias para o ensino da Língua Portuguesa.
Definir critérios de avaliação nas diferentes áreas do ensino de Língua Portuguesa.
Refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio, em seus diferentes aspectos - ensino da oralidade, atividades de leitura e produção escrita e análise lingüística, bem como sobre as concepções que norteiam os modos como se dá esse ensino e quais suas conseqüências.
PROGRAMA DA DISCIPLINA:
O ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: situação, realidade problemática. Apresentação dos objetivos do SARESP, SAEB e Prova Brasil, critérios de avaliação e dados disponíveis para consulta aberta.
Análise crítica e criteriosa dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica e da proposta curricular de Língua Portuguesa para os Anos Iniciais do ensino fundamental.
Concepção de linguagem e ensino de português
Caracterização da área de Língua Portuguesa
Aprender e ensinar Língua Portuguesa na escola
Objetivos gerais da Língua Portuguesa para o ensino fundamental
Os conteúdos de Língua Portuguesa no ensino fundamental
Critérios de Avaliação
Primeiro Ciclo
Segundo Ciclo
Capacidades lingüísticas: alfabetização e letramento
Pressupostos da aprendizagem e do ensino da alfabetização
As capacidades lingüísticas da alfabetização’’
Alfabetização e letramento: questões sobre a avaliação
Concepções atuais em relação à avaliação
A organização do tempo pedagógico e o planejamento do ensino
Os tempos da leitura na sala de aula
Os tempos da escrita na sala de aula
Planejamento
Organização e uso da biblioteca escolar e das salas de leitura
Biblioteca escolar
Atividades de leitura
Uso do dicionário
O lúdico na sala de aula: projetos e jogos
Almanaque para crianças: o livro que até os professores gostariam de ter
Mais brincadeiras ...lendo e escrevendo
Cantar também faz rir e brincar
Jogar para compreender o sistema de escrita alfabética e dominar as suas convenções
O livro didático em sala de aula: algumas reflexões
Antigos e novos livros didáticos de língua portuguesa e alfabetização
As mudanças nos livros didáticos de alfabetização e o processo ensino-aprendizagem
O livro didático de Língua Portuguesa das séries iniciais do ensino fundamental e as mudanças no foco do ensino-aprendizagem
A escolha do livro didático: uma decisão importante sobre a sua qualidade
O uso dos livros didáticos de alfabetização e de língua portuguesa
Modos de falar, modos de escrever
A construção do texto coletivo em sala de aula
A monitoração na fala e na escrita
Lendo histórias infantis em sala de aula
Atividades relacionadas à identidade: possíveis contribuições ao desenvolvimento lingüístico, afetivo e social do aluno
A contribuição da leitura na formação lingüística do aluno e na sua constituição como sujeito leitor
Textos de alfabetizandos: uma reflexão sobre os fatores discursivos e lingüísticos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino de 1ª a 4ª séries. Brasilia: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino de 5ª a 8ª séries. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: de Ensino Médio. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e Leitura. 1 ed. 1990, São Paulo: Cortez
SMOLKA, A. L. e GOES, C. A Linguagem e o Outro no Espaço Escolar. Vygotsky. e a Construção do Conhecimento. Campinas: Papirus, 1993.
TEBEROSKY, A. e TOLCHINSKY, L. Além da Alfabetização. 1 ed. São Paulo: Ática, 1997.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. A Psicogênese da Língua Escrita. 1 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999
ESTRATÉGIAS:
Aula expositiva dialogada, pequenos grupos, debate, seminário, vídeos, apresentações de pesquisas em grupos, elaboração de planos de aulas, simulação de aulas.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Exposição oral em seminários, participação, trabalhos de pesquisa, elaboração de material, planos de aulas; avaliação mensal e avaliação integradora (previstos no Calendário da Faculdade).
Reconhecer como as diferentes concepções de linguagem afetam o ensino da Língua Portuguesa.
Enumerar objetivos para o ensino de Língua Portuguesa, a partir das Propostas Oficiais.
Reconhecer que há um discurso pedagógico e identificar os modos como se distribuem os espaços do professor e do aluno em sala de aula.
Estabelecer objetivos para o trabalho com a oralidade, bem como os aspectos a serem desenvolvidos.
Discutir sobre o papel da Literatura no ensino de Língua Portuguesa.
Analisar e discutir conteúdos, objetivos e estratégias para a prática da leitura e da produção de textos nos Ensinos Fundamental e Médio.
Reconhecer quais os gêneros discursivos que são abordados no ensino de Língua Portuguesa e propor novas possibilidades.
Discutir sobre o papel da gramática no ensino de língua materna.
Discutir sobre a importância do planejamento no ensino de Língua Portuguesa e elaborar planos de aula.
Enumerar técnicas e estratégias para o ensino da Língua Portuguesa.
Definir critérios de avaliação nas diferentes áreas do ensino de Língua Portuguesa.
Refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio, em seus diferentes aspectos - ensino da oralidade, atividades de leitura e produção escrita e análise lingüística, bem como sobre as concepções que norteiam os modos como se dá esse ensino e quais suas conseqüências.
PROGRAMA DA DISCIPLINA:
O ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: situação, realidade problemática. Apresentação dos objetivos do SARESP, SAEB e Prova Brasil, critérios de avaliação e dados disponíveis para consulta aberta.
Análise crítica e criteriosa dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica e da proposta curricular de Língua Portuguesa para os Anos Iniciais do ensino fundamental.
Concepção de linguagem e ensino de português
Caracterização da área de Língua Portuguesa
Aprender e ensinar Língua Portuguesa na escola
Objetivos gerais da Língua Portuguesa para o ensino fundamental
Os conteúdos de Língua Portuguesa no ensino fundamental
Critérios de Avaliação
Primeiro Ciclo
Segundo Ciclo
Capacidades lingüísticas: alfabetização e letramento
Pressupostos da aprendizagem e do ensino da alfabetização
As capacidades lingüísticas da alfabetização’’
Alfabetização e letramento: questões sobre a avaliação
Concepções atuais em relação à avaliação
A organização do tempo pedagógico e o planejamento do ensino
Os tempos da leitura na sala de aula
Os tempos da escrita na sala de aula
Planejamento
Organização e uso da biblioteca escolar e das salas de leitura
Biblioteca escolar
Atividades de leitura
Uso do dicionário
O lúdico na sala de aula: projetos e jogos
Almanaque para crianças: o livro que até os professores gostariam de ter
Mais brincadeiras ...lendo e escrevendo
Cantar também faz rir e brincar
Jogar para compreender o sistema de escrita alfabética e dominar as suas convenções
O livro didático em sala de aula: algumas reflexões
Antigos e novos livros didáticos de língua portuguesa e alfabetização
As mudanças nos livros didáticos de alfabetização e o processo ensino-aprendizagem
O livro didático de Língua Portuguesa das séries iniciais do ensino fundamental e as mudanças no foco do ensino-aprendizagem
A escolha do livro didático: uma decisão importante sobre a sua qualidade
O uso dos livros didáticos de alfabetização e de língua portuguesa
Modos de falar, modos de escrever
A construção do texto coletivo em sala de aula
A monitoração na fala e na escrita
Lendo histórias infantis em sala de aula
Atividades relacionadas à identidade: possíveis contribuições ao desenvolvimento lingüístico, afetivo e social do aluno
A contribuição da leitura na formação lingüística do aluno e na sua constituição como sujeito leitor
Textos de alfabetizandos: uma reflexão sobre os fatores discursivos e lingüísticos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino de 1ª a 4ª séries. Brasilia: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino de 5ª a 8ª séries. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: de Ensino Médio. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e Leitura. 1 ed. 1990, São Paulo: Cortez
SMOLKA, A. L. e GOES, C. A Linguagem e o Outro no Espaço Escolar. Vygotsky. e a Construção do Conhecimento. Campinas: Papirus, 1993.
TEBEROSKY, A. e TOLCHINSKY, L. Além da Alfabetização. 1 ed. São Paulo: Ática, 1997.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. A Psicogênese da Língua Escrita. 1 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999
ESTRATÉGIAS:
Aula expositiva dialogada, pequenos grupos, debate, seminário, vídeos, apresentações de pesquisas em grupos, elaboração de planos de aulas, simulação de aulas.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Exposição oral em seminários, participação, trabalhos de pesquisa, elaboração de material, planos de aulas; avaliação mensal e avaliação integradora (previstos no Calendário da Faculdade).
Iguape, 28 de janeiro de 2008
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