Metodologia EAD - Plano de Ensino
Curso: Pedagogia
Disciplina: Metodologia do Ensino a Distância
Hora/aula: 2 Créditos: 40
Ano/semestre: 1º/2008
Professor (a): Aracelis Aparecida César Espinosa
OBJETIVO DA DISCIPLINA:
Repensar a prática educativa, identificando possíveis contribuições da Tecnologia Educacional, aplicando os recursos da tecnologia disponíveis, tendo como pressuposto a relação dinâmica e interativa dessa atividade e prol da qualidade do processo ensino e aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Reconhecer a importância das Tecnologias Educacionais para a formação do sujeito.
Utilizá-la em prol do desenvolvimento e formação sócio cultural do cidadão inserido no mundo globalizado
Conhecer e utilizar os recursos oferecidos pelas TIC no ensino aprendizagem;
Analisar, criticar, indicar e orientar na escolha dos recursos assim como conhecer sua aplicabilidade nas atividades pedagógicas;
Aplicar, criar, intervir e integrar a TIC às diferentes áreas do conhecimento.
EMENTA:
Análise histórica e conceitual da EAD.
Componentes e Recursos da EAD.
Política e legislação brasileira de EAD.
A arte de estudar a distância.
PROGRAMA DA DISCIPLINA:
I – Visão Histórica da Educação a Distância
1. O que é a EAD?
2. Histórico da EAD
2.1. EAD no Brasil
II – Teoria e Prática Tutorial em EAD
1. A Cultura Docente da Educação a Distância
2. O Professor Tutor e a Tutoria
3. Desenvolvimento da Ação Tutorial
4. Programação da Ação Tutorial
III – Planejamento em Educação a Distância
1. O Planejamento em Educação a Distância
1.1. O papel do Planejamento
1.2. A Concepção do Curso
1.3. O tratamento Pedagógico
1.4. O processo de Avaliação
2. O Planejamento de um CA (Centro Associado): visão geral
IV – Componentes e Recursos da EaD
1. O Material Didático
2. O uso de Tecnologias na EAD
3. Usos Pedagógicos do Material Didático e das Mídias em EaD
V – Política e Legislação Brasileira de EAD
VI - A arte de estudar a distância
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Disciplina: Metodologia do Ensino a Distância
Hora/aula: 2 Créditos: 40
Ano/semestre: 1º/2008
Professor (a): Aracelis Aparecida César Espinosa
OBJETIVO DA DISCIPLINA:
Repensar a prática educativa, identificando possíveis contribuições da Tecnologia Educacional, aplicando os recursos da tecnologia disponíveis, tendo como pressuposto a relação dinâmica e interativa dessa atividade e prol da qualidade do processo ensino e aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Reconhecer a importância das Tecnologias Educacionais para a formação do sujeito.
Utilizá-la em prol do desenvolvimento e formação sócio cultural do cidadão inserido no mundo globalizado
Conhecer e utilizar os recursos oferecidos pelas TIC no ensino aprendizagem;
Analisar, criticar, indicar e orientar na escolha dos recursos assim como conhecer sua aplicabilidade nas atividades pedagógicas;
Aplicar, criar, intervir e integrar a TIC às diferentes áreas do conhecimento.
EMENTA:
Análise histórica e conceitual da EAD.
Componentes e Recursos da EAD.
Política e legislação brasileira de EAD.
A arte de estudar a distância.
PROGRAMA DA DISCIPLINA:
I – Visão Histórica da Educação a Distância
1. O que é a EAD?
2. Histórico da EAD
2.1. EAD no Brasil
II – Teoria e Prática Tutorial em EAD
1. A Cultura Docente da Educação a Distância
2. O Professor Tutor e a Tutoria
3. Desenvolvimento da Ação Tutorial
4. Programação da Ação Tutorial
III – Planejamento em Educação a Distância
1. O Planejamento em Educação a Distância
1.1. O papel do Planejamento
1.2. A Concepção do Curso
1.3. O tratamento Pedagógico
1.4. O processo de Avaliação
2. O Planejamento de um CA (Centro Associado): visão geral
IV – Componentes e Recursos da EaD
1. O Material Didático
2. O uso de Tecnologias na EAD
3. Usos Pedagógicos do Material Didático e das Mídias em EaD
V – Política e Legislação Brasileira de EAD
VI - A arte de estudar a distância
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
SILVA, Eurides Brito da (Org.). A educação básica Pos LDB. São Paulo: Pioneira Educação, 1998.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Secretaria de Educação a Distância. Projeto TV Escola. Disponível em http://www.mec.gov.br/seed/tvescola.shtm
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Secretaria de Educação a Distância. Projeto PROFORMAÇÃO. Disponível em http://www.proform/default.shtm
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BARROS, D.M.V. Educação a distância e o universo do trabalho. Bauru: EDUSC, 2003.
CITELLI, Adilson (coord.). Outras linguagens na escola: publicidade, cinema e TV, rádio, jogos, informática. São Paulo: Cortez, 2000. Coleção Aprender e ensinar com textos; v.6
ESTRATÉGIAS:
O curso será desenvolvido com a utilização da seguinte metodologia: aulas expositivas para comentar a teoria básica necessária ao desenvolvimento do conteúdo da disciplina; leitura de textos retirados de livros, revistas ou jornais como suporte para as atividades de leitura e produção de textos; trabalhos individuais, trabalhos em duplas, trios e/ou grupos cooperativos. Seminários a partir de temas previamente selecionados. Pesquisas sobre temas relacionados à disciplina e ao Curso. Debates envolvendo temas polêmicos da atualidade com a finalidade de desenvolver a competência para argumentar, formular opiniões bem fundamentadas e desenvolver a expressão oral; leitura e apresentação dos autores indicados; atividades extra classe tais como visitas a exposições e/ou participação em eventos como, por exemplo, palestras e encontros estudantis como motivação para debates e produção de textos (relatos, resenha).
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de forma continuada, com a utilização dos seguintes instrumentos:
1ª nota
Avaliação mensal
Trabalhos em grupo/individuais
2ª nota
Avaliação Integradora (até 7 pontos)
Trabalhos em grupo/individuais (até 3 pontos)
(a) Professora Aracelis Espinosa
(a) Coordenadora Patrícia Salvador
Iguape, 03 de janeiro de 2008.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Secretaria de Educação a Distância. Projeto TV Escola. Disponível em http://www.mec.gov.br/seed/tvescola.shtm
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Secretaria de Educação a Distância. Projeto PROFORMAÇÃO. Disponível em http://www.proform/default.shtm
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BARROS, D.M.V. Educação a distância e o universo do trabalho. Bauru: EDUSC, 2003.
CITELLI, Adilson (coord.). Outras linguagens na escola: publicidade, cinema e TV, rádio, jogos, informática. São Paulo: Cortez, 2000. Coleção Aprender e ensinar com textos; v.6
ESTRATÉGIAS:
O curso será desenvolvido com a utilização da seguinte metodologia: aulas expositivas para comentar a teoria básica necessária ao desenvolvimento do conteúdo da disciplina; leitura de textos retirados de livros, revistas ou jornais como suporte para as atividades de leitura e produção de textos; trabalhos individuais, trabalhos em duplas, trios e/ou grupos cooperativos. Seminários a partir de temas previamente selecionados. Pesquisas sobre temas relacionados à disciplina e ao Curso. Debates envolvendo temas polêmicos da atualidade com a finalidade de desenvolver a competência para argumentar, formular opiniões bem fundamentadas e desenvolver a expressão oral; leitura e apresentação dos autores indicados; atividades extra classe tais como visitas a exposições e/ou participação em eventos como, por exemplo, palestras e encontros estudantis como motivação para debates e produção de textos (relatos, resenha).
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de forma continuada, com a utilização dos seguintes instrumentos:
1ª nota
Avaliação mensal
Trabalhos em grupo/individuais
2ª nota
Avaliação Integradora (até 7 pontos)
Trabalhos em grupo/individuais (até 3 pontos)
(a) Professora Aracelis Espinosa
(a) Coordenadora Patrícia Salvador
Iguape, 03 de janeiro de 2008.
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