Práticas de Ensino: área de conhecimento: Ciências Naturais
Plano de Ensino
Curso: PEDAGOGIA
Disciplina: Práticas de Ensino IV; área de conhecimento: Ciências Naturais
Carga horária semanal: 2
Ano: 2008
Turma: PD05
Carga horária total: 40
Corpo docente: Patrícia Salvador Segura
Coordenador (a): PATRÍCIA SALVADOR SEGURA
Título: Práticas de Ensino IV: área de conhecimento: Ciências Naturais
Descrição: Práticas de Ensino IV; área de conhecimento: Ciências Naturais
Curso: PEDAGOGIA
Disciplina: Práticas de Ensino IV; área de conhecimento: Ciências Naturais
Carga horária semanal: 2
Ano: 2008
Turma: PD05
Carga horária total: 40
Corpo docente: Patrícia Salvador Segura
Coordenador (a): PATRÍCIA SALVADOR SEGURA
Título: Práticas de Ensino IV: área de conhecimento: Ciências Naturais
Descrição: Práticas de Ensino IV; área de conhecimento: Ciências Naturais
Ementa
Tendências e Pesquisas sobre o ensino de Ciências. Posturas e Práticas do Professor de Ciências. Estratégias e Recursos Didáticos para a Prática de Ciências nas áreas iniciais do ensino Fundamental.
Objetivos específicos
Fazer uma reflexão acerca das Ciências Naturais e suas repercussões sociais.
Analisar as práticas de ensino de Ciências frente à sociedade tecnológica.
Conteúdos de plano de ensino
As áreas das Ciências Naturais: Astronomia, Biologia, Física, Geociências e Química.
Blocos temáticos propostos para o Ensino Fundamental
Banalização do conhecimento científico
Elaboração de Projetos
Metodologia
Aula expositiva dialogada, pequenos grupos, debate, seminário, vídeos, apresentações de pesquisas em grupos, elaboração de planos de aulas, simulação de aulas, dinâmicas.
Recursos didáticos
Quadro negro
DVDs
Datashow
TV
Artigos
Avaliação
Avaliação escrita, trabalhos, seminários solicitados pelo professor,
Avaliação Integradora (institucional)
Referência bibliográfica básica
ASTOLFI, Jean Pierre. A Didática das Ciências. 4 ed. Campinas: Papirus, 1995.
BARREIRO, IRAIDE M. GEHAN. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. 1 ed. 2006, Avercamp
Referência bibliográfica complementar
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino de 1ª a 4ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino de 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino de Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 1999.
Iguape, 28 de janeiro de 2008
Tendências e Pesquisas sobre o ensino de Ciências. Posturas e Práticas do Professor de Ciências. Estratégias e Recursos Didáticos para a Prática de Ciências nas áreas iniciais do ensino Fundamental.
Objetivos específicos
Fazer uma reflexão acerca das Ciências Naturais e suas repercussões sociais.
Analisar as práticas de ensino de Ciências frente à sociedade tecnológica.
Conteúdos de plano de ensino
As áreas das Ciências Naturais: Astronomia, Biologia, Física, Geociências e Química.
Blocos temáticos propostos para o Ensino Fundamental
Banalização do conhecimento científico
Elaboração de Projetos
Metodologia
Aula expositiva dialogada, pequenos grupos, debate, seminário, vídeos, apresentações de pesquisas em grupos, elaboração de planos de aulas, simulação de aulas, dinâmicas.
Recursos didáticos
Quadro negro
DVDs
Datashow
TV
Artigos
Avaliação
Avaliação escrita, trabalhos, seminários solicitados pelo professor,
Avaliação Integradora (institucional)
Referência bibliográfica básica
ASTOLFI, Jean Pierre. A Didática das Ciências. 4 ed. Campinas: Papirus, 1995.
BARREIRO, IRAIDE M. GEHAN. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. 1 ed. 2006, Avercamp
Referência bibliográfica complementar
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino de 1ª a 4ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino de 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino de Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 1999.
Iguape, 28 de janeiro de 2008
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