PD01 - LPORT - Revisão Modulo I

Caros alunos,
Como prometi, aqui estão os exercícios para revisão do módulo I. Façam o possível para que todos estejam com eles em nossa próxima aula na quarta-feira 05/03. Levem também suas dúvidas.
Beijos, Prof.ª Fernanda
Língua Portuguesa 01
PD Prof.ª Fernanda

MÓDULO I – EXERCÍCIOS DE REVISÃO

Com suas palavras conceitue “COMUNICAÇÃO”. Dê exemplos.
Escreva sobre a importância da comunicação não verbal. Cite três situações onde empregamos a linguagem não verbal.
Sabemos que o ato de comunicação constitui um processo que tem por objetivo a transmissão de uma mensagem e, como todo processo apresenta alguns elementos fundamentais. Quais são esses elementos?Fale sobre cada um deles.
Conceitue comunicação UNILATERAL e BILATERAL.
Conceitue Língua, Linguagem e Discurso.
Há diferenças fundamentais entre língua falada e a escrita. Enquanto a expressão oral é, em geral muito mais livre, a escrita deve ser mais cuidada e elaborada. Escreva sobre as diferenças entre Linguagem oral e Linguagem escrita.
De acordo com estudiosos da Língua Portuguesa existem três níveis básicos no uso da linguagem. Quais são estes níveis? Faça um comentário sobre eles.
Indique qual a função da linguagem predominante nos textos abaixo: emotiva, referencial, poética, conativa (ou apelativa), metalingüística ou fática, Justifique:
TEXTO 1
“Devido ao conhecimento insuficiente que se tem das inter-relações entre água, solo e vegetais, muitas vezes as atividades são a causa indireta de catástrofes, como as inundações, a queda de barreiras nas estradas, o desmoronamento de morros habitáveis e a ocorrência de ventos que destelham as casas e danificam as redes elétricas.”
TEXTO 2
“HOJE ESTÁ UM BELO DIA PARA VOCÊ COMPRAR UMA CASA BEL-RECANTO.”
TEXTO 3
- Alô! Você está me ouvindo. Renato?
- Sim! Pode falar, papai!
- Está tudo bem com você, não é?
TEXTO 4
“O homem desenvolveu não apenas a linguagem, mas também os meios de fazer em tabuinhas de argila, em pedaços de madeira ou pedra, em peles de animais e no papel, sinais e rabiscos mais ou menos permanentes, que representam a linguagem. Tais sinais e rabiscos habilitam-no a comunicar-se com pessoas que, tanto no tempo como no espaço, se encontram para além do alcance de sua voz.”
TEXTO 5
“Se um dia você for embora
Ria se teu coração pedir
Chore se teu coração mandar
Mas não esconda nada que nada se esconde
Se por acaso um dia você for embora
Leva o menino que você é.”
Danilo Caymmi e Ana Terra. “Meu Menino”

TEXTO 6
Desarmonia [de dês + harmonia] s.f. 1. Falta de harmonia; 2. Fig. Discordância. 3. Desproporção ou má disposição das partes de um todo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicologia na Educação Infantil

A literatura na Educação Básica

Ensinar