Desenvolvimento Infantil Educar uma criança evitando perturbações em seu comportamento exige do adulto, além de amor e dedicação, o conhecimento das características infantis em cada fase do desenvolvimento: seus interesses, necessidades, motivações e possibilidades. Para ensinar uma atividade a uma criança, precisa-se saber como a criança é se está madura para aquela atividade, como poderá ser motivada, qual o melhor meio para ensiná-la e tornar duradoura a aprendizagem. Em cada idade, a criança vai apresentando características diferentes, novas maneiras de ser, tanto fisicamente quanto em seus aspectos intelectuais, emocionais e sociais. O que a agradava antes, agora, que já está “grande”, não mais a atrai. Seu modo de pensar, seus julgamentos morais, seu relacionamento como os familiares e com os amigos também sofrem evolução. E os problemas que aparecem em seu comportamento não podem ser ignorados pelos adultos, mas precisam ser estudados e compreendidos para serem resolvidos. Foram...
Fábulas; Lendas; Poesias; Contos tradicionais do Brasil; Contos de fadas; A presença da fada madrinha nos contos infantis; A desconstrução do mundo das bruxas na literatura infantil; Livros e autores; Formando crianças leitoras FÁBULAS(*) As fábulas (do Latim fabula, significando "história, jogo, narrativa, conta, conto", literalmente "o que é dito")[1] são composições literárias em que as personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias geralmente terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.[2][3] É um gênero muito versátil, pois permite diversas maneiras de se abordar determinado assunto. Fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por Esopo, autor que viveu no século VI a.C., na Grécia antiga. À Esopo foram atribuídas um conjunto de pequenas histórias, de carácter moral e alegórico, cujos papéis pri...
E ao caminhar, contínuo aprendizado; N o avançar, preciso do meu melhor! S ó assim posso oferecer ao outro, I maginando sempre no que aposto: N ada pode impedir o meu ensinar, A lém dos meus próprios limites. R etorno sempre, à eterna missão, do ensinar a cada momento. Julio Silva
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