Construção Curricular
Reflexões sobre a construção curricular - Atividade desenvolvida sob a supervisão da Coordenadora Patrícia Segura, da FISA, com respostas de Julio Silva.
B) Como você reagiria no lugar dela?
Aluno: Julio Cesar da Silva
Professora Patrícia Salvador Segura
Área de saber: Estágio Curricular Supervisionado
Semestre: 2011-1
Carga Horária: 30H/A Data: 06/06/2011
Reflita sobre uma situação peculiar:
Marly é aluna de uma escola fundamental onde predominam os alunos de religião católica, tal como a professora. Porque pertence a uma igreja evangélica, Marly anda sempre com a Bíblia na sua pasta e costuma lê-la para seus colegas em ocasiões que julga oportunas.
Como essa atitude provoca risos nos companheiros, a professora decidiu proibi-la de trazer a Bíblia para a escola, dizendo que é para evitar que ela seja objeto de chacota dos colegas.
Questões:
A) Como você explica a atitude da professora?
A) Como você explica a atitude da professora?
Discordo totalmente da postura da professora; com tal atitude, a professora está discriminando a religião da menina evangélica. Há práticas religiosas de diversas naturezas e o respeito à diversidade cultural também é missão do professor em sua prática educaticativa.
B) Como você reagiria no lugar dela?
Aproveitaria o momento, visto ser adequado para explicitar a diversidade cultural, de maneira que se permite aos alunos ampliarem seus conhecimentos; o vir a conhecer rompe preconceitos e diminuem tensões conflituosas havidas pelas diferenciações culturais em sala. Há que se adotar ações e orientações, com vistas ao aprimoramento do ambiente escolar e não punir com sanções as manifestações espontâneas dos alunos.
Situações como essa são objeto da preocupação de muitos educadores, cujas reflexões estão expressas sob a forma de "Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental" _ DCN.
SITUAÇÃO PROPOSTA
1. Qual o significado da palavra diretriz?
Segundo o Dicionário Michaellis, a palavra possue três significados:
“1 Linha fixa, ao longo ou em volta da qual se imagina correr outra linha ou uma superfície, para produzir uma figura plana ou um sólido. 2 Linha segundo a qual se traça um plano de qualquer caminho. 3 Conjunto de instruções ou indicações para se levar a termo um negócio ou uma empresa. Fem. de diretor. Linha reguladora de caminho ou estrada, de um plano, um negocio ou de procedimento; diretiva.”
No contexto educacional, podemos então resignificar tal palavra, com base nessas acepções, como uma linha de ações pela qual se imagina correr os anseios educacionais, que traça o plano para a ação educativa, e que possue planos, instruções e indicações para as ações pedagógicas, regulando o caminho da Educação em seus procedimentos.
2. O que significa Diretriz Curricular Nacional (DCN)
São normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e sistemas de ensino, fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). As DCNs têm origem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que assinala ser incumbência da União "estabelecer, em colaboração com os Estados, Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e os seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum".
3. Qual o Parecer que trata dela?
Parecer 004/98, aprovado em 29/01/98, da CEB - Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.
4. Quais os princípios norteadores das ações pedagógicas das escolas estabelecidos nas DCN?
a) Os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;
b) Os princípios políticos dos Direitos e Deveres da cidadania, do Exercício da criticidade e do respeito á Ordem Democrática;
c) Os princípios Estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações Artísticas e Culturais.
5. No que diz respeito à organização curricular, as DCN estabelecem normas para a organização de uma base nacional comum e dão sugestões para a parte diversificada do currículo escolar, esta a cargo de cada sistema de ensino e/ou escola. O estabelecimento de uma base nacional comum pretende garantir a todos os alunos a igualdade de acesso a ela, legitimando a unidade e a qualidade da ação pedagógica na diversidade nacional. Ao que se refere A Base Nacional Comum do currículo?
Base Nacional Comum refere-se ao conjunto de conteúdos mínimos das Áreas de Conhecimento articulados aos aspectos da Vida Cidadã, de acordo com o art. 26. Por ser a dimensão obrigatória dos curriculos nacionais – certamente âmbito privilegiado da avaliação nacional do rendimento escolar – a Base Nacional Comum deve preponderar substancialmente sobre a dimensão diversificada. Esses conteúdos mínimos das áreas de conhecimento são noções e conceitos essenciais sobre os fenômenos, processos, sistemas e operações, que contribuem para constituição de conhecimento,valores e praticas sociais indispensáveis ao exercício de cidadania plena.
6. Ao que se refere a Parte Diversificada?
Essa parte diversificada envolve os conteúdos complementares, escolhidos pelo sistema de ensino e pelos estabelecimentos escolares, integradas a base Nacional comum, de acordo com aspectos regionais, culturais, sociais e econômicos. Assim a Base Nacional comum será contemplada em sua integridade, contemplada e enriquecida pela sua parte.
7. O que a Base Comum Nacional quanto a Parte Diversificada deverá contemplar?a) A vida cidadã através da articulação entre vários dos seus aspectos, tais como; saúde, sexualidade, vida familiar e sociedade, meio ambiente, trabalho, ciências, tecnologia, cultura , linguagem, etc.
b) As áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Língua materna, (para populações indígenas), Matemática, Ciências, Geografia, Historia, Língua Estrangeira, Educação Artística, Educação Física e Educação Religiosa. (Art. 33 da Lei 9394 de 20/12/96)
De tal modo, o Currículo ofertado nas escolas e refletidos nas suas Propostas Pedagógicas, asseguram a formação do cidadão e consideram a diversidade contextualizada em cada situação sócio-econômica das escolas.
Articuladas, a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada devem atender ao direito de alunos e professores terem acesso a conteúdos mínimos de conhecimentos e valores, facilitando, desta forma, a organização, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas das escolas, como estabelecido nos arts. 23 a 28 , 32 e 33, da LDB.
RELATÓRIO DAS AÇÕES
Curso/Turma: PedagogiaAluno: Julio Cesar da Silva
Professora Patrícia Salvador Segura
Área de saber: Estágio Curricular Supervisionado
Semestre: 2011-1
Carga Horária: 30H/A
1. Objetivos
Estabelecer relações entre as propostas das Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental com a prática escolar vigente, bem como aprofundarmos o conhecimento com relação à temática proposta.
Estimular a prática de pesquisa sobre Legislação Educacional em correlação às práticas pedagógicas observáveis.
2. Descrição
Pesquisar legislação e taxonomia; comparar Base Nacional Comum do Currículo com a Parte Diversificada e responder a questão;
3. Impressões
Pesquisar sobre as enalteceu a importância, enquanto referencial legal e teórica, das ações educativas e pedagógicas esperadas da prática docente.
Comparar as partes Comum e Diversificada da Base Nacional Curricular trouxe alguns aspectos importantes, enquanto salientar o papel formativo do Curriculo.
Responder sobre os temas elencados reforçou a aprendizagem havida durante o estágio, em especial quanto à percepção da legislação sobre Diretrizes Curriculares e suas abordagens em base comum e diversificada.
4. Contribuições
Pesquisar sobre os temas elencados reforçou a aprendizagem havida durante o estágio, em especial quanto à percepção da legislação sobre Diretrizes Curriculares e suas abordagens em base comum e diversificada.
5. Resultados
Houve aprimoramento, sobre a perspectiva da atuação em sala de aula, mediante reflexão sobre situação de aprendizagem dos alunos, considerando as concepções de currículos preconizados pela LDB e demais normas.
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