Ana Maria Machado em prosa e verso

Objetivos do encontro: Estrutura do Lúdico, exploração dos livros “Cadê meu travesseiro” e “Esta casa é minha”; Produção de texto. 

Nos textos de Ana Maria Machado há preocupação com a linguagem. Podemos encontrar traços característicos em que a autora considera os recursos próprios da poesia, como a repetição, a rima, a aliteração¹ e a métrica².



Além disso, seus livros oferecem freqüentemente jogos de palavras, neologismos, e o que é mais importante, o espaço que permite à criança o refletir sobre o que se poderia chamar de uma gramática da compreensão. Já não se trata, aqui, da mera utilização de recursos bem imaginados, mas de situações que mostram à criança que também ela pode criar, inventar seus próprios jogos de neologismos.

É possível estudar as características da linguagem em razão do sentido da obra, e vice-versa. Destacamos, por fim, a presença do lúdico e do coloquial dentro do texto poético, nas obras “Cadê meu travesseiro” (poético) e da prosa poética em “Esta casa é minha!”.

Observem-se, inicialmente, os recursos poéticos do texto. Embora a famosa distinção entre poesia e prosa seja meramente acadêmica, deve-se salientar que a maioria dos textos de Ana Maria Machado são redigidos em prosa, e funcionam de forma diferente do que se estivessem em poema, sem deixar de usar recursos poéticos referidos. 

Atividades do dia:

Exploração do texto de “Cadê meu travesseiro”Criação de texto contemplando o lúdico na literatura infantil, considerando as regras de construção do texto infantil e a gramática coloquial.



¹ Aliteração é um procedimento na construção de textos que busca a repetição de sons consonantais idênticos ou semelhantes em um verso ou em uma frase, especialmente as sílabas tônicas. A aliteração é largamente utilizada em poesias mas também pode ser empregada em prosas, especialmente em frases curtas.

² Métrica é a medição em sílabas poéticas havidas dos versos. Sílabas poéticas tem diferenciações daquelas gramaticais, pois seguem algumas regras que dizem respeito à tonicidade. Em um verso, para a metrificação da poesia, consideram-se os sons até a tônica (a mais 'forte') da última palavra.

Comentários

  1. aiai eu quero sabe mais sobre a ana maria machado a doro ela tem um poema lindo a sim traviseirinho de pluma bem macio uma beleza sera que foi o prinipi que a chou i levou para princesa ou tro a qui esta meu travinceiro no meu quarto en minha cama quem troce foi o meu pai um principi que min ama

    ResponderExcluir
  2. a doro ela eu amo responde a ana linda

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Psicologia na Educação Infantil

A literatura na Educação Básica

Ensinar