Autonomia e autoria docente
Só faz sentido falar em autonomia docente se elaboramos o conceito de autoria, pensarmos o professor como autor de suas ideias, no contexto da sociedade midiática e em face dos atuais desafios da educação brasileira.
A formação para a autoria pressupõe crítica, liberdade e autonomia. A grande beleza é a percepção da liberdade que provém da criatividade; há um êxtase na manipulação do material, no trabalho com os itens de criação. O professor deve se permitir “ser lido” com esse espírito em sala de aula, de maneira que não fique acorrentado e tampouco prenda aos alunos em suas possibilidades criativas.
Pedro Demo afirma "O mínimo que se exige é que cada professor elabore com mão própria a matéria que ministra. Tal elaboração será uma síntese barata, se for reprodutiva, mas será criativa, se acolher tonalidade própria reconstrutiva." Tal visão requer reelaboração, por vezes, contextualizada ao seu público, ao seu alunado e claro, certo grau de autonomia.
Importante lembrar, então, que autonomia requer um estilo próprio de ensinar; é uma conquista artística, de estilo personalizado. Os artistas se impõem pela beleza daquilo que fazem. O Professor Gabriel Perissé (Universidade Nove de Julho) afirma que “Nós professores deveríamos ensinar àqueles que mandam em nós melhores maneiras de mandar!”
A formação para a autoria pressupõe crítica, liberdade e autonomia. A grande beleza é a percepção da liberdade que provém da criatividade; há um êxtase na manipulação do material, no trabalho com os itens de criação. O professor deve se permitir “ser lido” com esse espírito em sala de aula, de maneira que não fique acorrentado e tampouco prenda aos alunos em suas possibilidades criativas.
Pedro Demo afirma "O mínimo que se exige é que cada professor elabore com mão própria a matéria que ministra. Tal elaboração será uma síntese barata, se for reprodutiva, mas será criativa, se acolher tonalidade própria reconstrutiva." Tal visão requer reelaboração, por vezes, contextualizada ao seu público, ao seu alunado e claro, certo grau de autonomia.
Importante lembrar, então, que autonomia requer um estilo próprio de ensinar; é uma conquista artística, de estilo personalizado. Os artistas se impõem pela beleza daquilo que fazem. O Professor Gabriel Perissé (Universidade Nove de Julho) afirma que “Nós professores deveríamos ensinar àqueles que mandam em nós melhores maneiras de mandar!”
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