O que é Monografia?


Conceito e Características

O termo monografia designa um tipo específico de trabalho científico. Sua definição etimológica denota: mónos (um só) e graphein (anotar): dissertação a acerca de uma temática única. Considera-se monografia aquele trabalho que reduz sua abordagem a um único assunto, a um único problema, com um tratamento especificado.

Os trabalhos científicos serão monográficos na medida em que satisfizerem à exigência da especificação, ou seja, na razão direta de um tratamento estruturado de um único tema, exaustivamente, devidamente especificado e delimitado.


O trabalho monográfico caracteriza-se mais pela unicidade e delimitação do tema e pela profundidade do tratamento do que por sua eventual extensão, generalidade ou valor didático. A tese de doutorado e a dissertação de mestrado, no contexto da vida acadêmica, e os trabalhos resultantes de pesquisas rigorosas são exemplos de monografias científicas.

Estrutura da Monografia

Os trabalhos científicos, em geral, apresentam a mesma estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. Pode haver diferenças quanto ao material, o enfoque dado, a utilização desse ou daquele método, dessa ou daquela técnica, mas não em relação à forma ou à estrutura:

Introdução: formulação clara e simples do tema a ser discorrido; é a apresentação sintética da questão, importância da metodologia e rápida referência a trabalhos anteriores, realizados sobre o mesmo assunto.

Desenvolvimento: fundamentação lógica do trabalho de pesquisa, cuja finalidade é expor e demonstrar. No desenvolvimento, podem-se levar em consideração três fases ou estágios:

- explicação: Explicar é apresentar o sentido de uma noção, é o analisar e procura em eliminar as ambigüidades promovendo a compreensão.

- discussão: exame, a argumentação e a explicação da pesquisa: discute, fundamenta e enuncia proposições.

- demonstração: é a dedução lógica do trabalho, com necessário exercício do raciocínio. As proposições não devem afastar-se do tema central e devem obedecer a uma seqüência lógica.

Conclusão: etapa final do trabalho de pesquisa. Como a introdução e o desenvolvimento, possui estrutura própria; consiste no resumo completo, mas sintetizado, da argumentação dos dados e dos exemplos constantes das duas primeiras partes do trabalho. Estabelece-se a relação existente entre as diferentes partes da argumentação e a união das idéias e, ainda, o fecho da introdução ou síntese de toda reflexão.

Padrões de Linguagem e formatos

Toda comunidade naturalmente estabelece, para seu desenvolvimento, um padrão adequado de linguagem entre as pessoas que dela fazem parte. A comunidade científica não é excessão; o padrão culto ou a norma culta é o padrão de linguagem adotado.

O trabalho monográfico tem o foco na comunidade científica; para ela é preparado, ainda que por vezes os efeitos práticos de uma pesquisa monográfica venham a estender-se por toda a sociedade. Todas a regras preconizadas pelas normas da linguagem, em seu padrão culto, devem ser observadas para se escrever uma monografia.

A monografia necessitará ainda ser formatada conforme as regras da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, que especifica os princípios para publicações acadêmicas em nosso país.

Fundamentação

O primeiro passo para o educando é desenvolver uma "idealização de monografia" e, para tal, deve possuir em pensamento uma "temática" ao que aspira fazer; dela nascerá indagações que, satisfeitas em pesquisas, produzirão a fundamentação.

Em geral, ocorrem os seguintes passos para a necessária fundamentação, mediante escolha prévia de um tema:

propositura = levantamento das questões que cercam o tema
► verificação por pesquisas bibliográficas ou experimentais
► validação ou rejeição das proposituras
► elaboração do trabalho monográfico


Etapas usuais do projeto inicial de uma monografia

- Definição do objeto da pesquisa/localização do tema.

- Delimitação do tema / enfoque específico - tempo e espaço histórico-social

- Colocação das questões

- Justificativa; Qual a relevância da questão? Qual a contribuição em respondê-la?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicologia na Educação Infantil

A literatura na Educação Básica

Ensinar