Proposta Educacional - Daisaku Ikeda


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Resenha
Proposta Educacional
Algumas considerações sobre a educação do século XXI
Daisaku Ikeda *
Editora Brasil Seikyo, 2006, 96 páginas

Declara que é crucial mudar a tendência de nossa sociedade de tratar a educação como um meio em vez de um fim; Ikeda clama para que a sociedade seja transformada para servir às necessidades essenciais do processo de educação.


Comenta a importância da educação pautada em valores éticos e morais, ressaltando ainda, o descaso e o cinismo generalizado subjacente a atual crise do ensino
, da necessidade de uma grande transformação social para que haja uma restauração, um novo acordo, entre indivíduos e sociedade, na perspectiva da educação humanitária.

Procura alertar que a solução para o atual descontentamento da educação só acontecerá quando se estruturar em valores que estimulem os saberes naturais do ser humano. Propõe reflexão sobre a relevância da proposta ética, moral, filosófica, cultural e o desenvolvimento dos saberes necessários, considerando a questão de como o ser humano pode contribuir para a sua própria formação na sociedade contemporânea.

Inicia-se com a análise reflexiva sobre a relação entre ética, moral, fuga do aprendizado e os reais objetivos da educação, abordando a relação conceitual dos termos e reconstruindo os principais paradigmas ético-educacionais; em seguida, traça um esboço normativo para fundamentar eticamente a importância dos saberes educacionais da atualidade, pautando-se nos princípios norteadores da vida humana, visando contribuir para a efetivação de uma aprendizagem significativa e democrática.

O autor aborda a crise do sistema de ensino japonês e o declínio das disciplinas nas escolas, e conseqüentemente um alto índice de repetências dos discentes. Nesse sentido, o ser humano constrói seu lastro cultural a partir do trabalho, através do qual transforma a natureza e a si mesmo, assim, a educação dentro de uma sociedade se releva como um instrumento de manutenção ou transformação social e não como um fim em si mesmo. Desse modo, ela precisa de pressupostos éticos e morais, de conceitos que possam fundamentar e orientar os seus caminhos. A sociedade da qual ela está inserida necessita de valores que venham nortear a sua prática.

Considera que a educação é um processo de desenvolvimento integral do homem, isto é, de sua capacidade física, intelectual e moral, e que tem como propósito não só a formação de habilidades, mas também do caráter e da personalidade social. Nesse contexto, é no processo educativo formal que a transformação de valores e conhecimentos se materializa, através de diversos processos sistematizados de métodos e diretrizes educacionais.

Afirma que o conhecimento pode ser considerado como a compreensão inteligível da realidade onde o sujeito humano adquire através de sua confrontação com a realidade, entendendo o mundo exterior e o interior de cada ser humano. Contudo, a ação humana é ação advinda de valores, pois, o homem analisa a validade e legitimidade das suas ações; tal sensibilidade aos valores é denominada de consciência moral e constituem os alicerces de todas as ações e, assim, é imprescindível reconhecê-los na práxis educacional. 

Entretanto, os valores éticos e morais transmitidos pela sociedade nem sempre são claramente evidenciados, e até mesmo, muitos educadores não fundamentam sua prática em uma reflexão mais cuidadosa com respeito ético. No processo educacional proposto por Daisaku Ikeda, o resgate da ética adquire  fundamental importância, postulando que a verdadeira educação é um compromisso ético, ou seja, é preciso que a relação humana seja calcada em valores positivos e verdadeiros, e que estes constroem a dignidade humana.

Propõe então, a Pedagogia de Makiguti que está pautada exclusivamente em uma educação holística, como também, ressalta a relevância do processo da comunicação entre os seres humanos e a sociedade. Pois, para compreender as questões humanas é preciso cultivar as qualidades da benevolência, da boa vontade, da amizade, da gentileza, da sinceridade, honestidade e da nobreza da comunidade humana.

A obra apresenta quatro partes, que dispõe sobre os seguintes temas: construindo uma sociedade que sirva às necessidades fundamentais da educação; O revivescer da educação; O resplandecer do espírito, considerações adicionais sobre a educação no século XXI; O desafio do desenvolvimento global: educação para um futuro sustentável; A Soka Gakkai Internacional e, finalmente, propõe sugestões relevantes acerca da nova proposta educativa nesse mundo globalizado e competitivo com os quais encerra a obra.

Ao demonstrar problemas educativos encontrado na comunidade educacional, o autor consegue, com rara eficiência e muita objetividade, apresentar idéias claras e coerentes, relatando os reais problemas e dificuldades que o sistema educacional enfrenta nesse mundo contemporâneo. 

Aos leitores chegam propostas importantes em relação aos conhecimentos mínimos necessários que cada discente deve adquirir no espaço formal da educação, como também relata com muita prioridade que um dos maiores indicadores da crise na educação é a perca dos valores éticos, morais e culturais do ser humano.

As informações passadas por Daisaku Ikeda são úteis a todos os educadores, principalmente em relação às vivencias e saberes educativos. Ele ainda ressalta os conhecimentos adquiridos por outros autores, abordados em seu livro, evidenciando que se entende com melhor acuidade o processo educacional a partir da troca de experiências entre as diversas comunidades educativas.

"Proposta Educacional" é um livro indicado para licenciandos e licenciados de qualquer curso da área de educação e, em especial, a quem esteja cursando ou pretenda cursar mestrado voltado às especificidades educacionais.
* Daisaku Ikeda é Líder de uma das maiores organizações não-governamentais do mundo, a Soka Gakkai Internacional – SGI, Daisaku Ikeda é ainda budista, filósofo, poeta, educador e fotógrafo. É esta eclética formação que o tornou um humanista completo, não somente detentor dos conhecimentos humanos, mas sensível e atento observador das minúcias e sutilezas da vida em toda a sua essência. Formado pela Escola Superior Fuji na área de Economia, fundou várias instituições educacionais e culturais. É sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras ( ABL), desde 1992, ocupando a carteira de nº 14. É também membro da Federação Mundial das Associações das Nações Unidas ( WFUNA), para a qual apresenta, anualmente Proposta de Paz a partir da concepção humanista.

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