Construtivismo e Não-Construtivismo



Com base na abordagem do Prof. Lino de Macedo, em seu ensaio denominado "O construtivismo e sua função educacional" (íntegra em http://br.geocities.com/confrajolas/lino.htm )
desenvolvemos o seguinte Quadro Comparativo (clique para vê-lo).



(*) Letramento: Kleiman (2005:19) define letramento como “fenômeno social complexo,
que abarca diversos graus e tipos de habilidades de uso da língua escrita e seu uso
efetivo em práticas sociais, assim como o modo como indivíduos e grupos
atribuem significados a essas habilidades e práticas”
(**) Tal abordagem transcende a texto do autor; no ensaio estudado ele sustenta que não há “um porquê ou um para quê?” avaliar o aluno pela ótica construtivista Piagetiana; foi acrescido ao quadro a título complementar, considerando a avaliação construtivista conforme conceitos de Henri Wallon. “A avaliação é considerada um processo e não um produto de aprendizagem.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicologia na Educação Infantil

A literatura na Educação Básica

Ensinar