Resumo do filme Frozen: Uma Aventura Congelante - Produção coletiva

As crianças Elsa e Anna estavam brincando na neve. Foi quando, pela primeira vez e de forma acidental, o poder de congelamento de Elsa se manifestou e atingiu a cabeça de Anna, deixando-a inconsciente.
O acontecimento foi apagado na memória de Anna pelos Trolls e, as irmãs, daí em diante, mantidas afastadas uma da outra. Elsa passou a usar luvas, para evitar novas tragédias com as pessoas.
Pouco depois, os pais delas falecem em naufrágio deixando-as órfãs. Elsa torna-se rainha e seria coroada. Na véspera do dia em que Elsa deveria assumir o reinado de Arendell, Anna conhece Hans e apaixona-se. Empolgada, sem mesmo conhecê-lo direito, quer casar com ele.
Na ocasião da cerimônia, Elsa ficou assustada com a notícia da irmã que deseja casar-se. Por um descuido, Anna retira a luva de Elsa e o poder de congelamento é liberado. Assustada com as pessoas que chamam-na de bruxa durante a cerimonia, ela foge. No caminho, tudo o que ela toca congela-se. Chegando nas terras do Norte, bem afastada do seu reino, ela constrói um castelo de gelo para viver livre e isolada.
Em Arendell, Anna decide procurar pela irmã, sem contar com a ajuda de Hans. Covardemente, ele diz que pretende ficar para cuidar do reino. A princesa Anna decide se aventurar pelas montanhas de gelo para encontrar a irmã e acabar com o frio. No percurso, ela encontra Kristoff, que lhe ajuda a enfrentar dificuldades. Conta ainda o apoio do atrapalhado Olaf, boneco de neve que sonhava com dias de verão, e da fiel e esforçada rena Sven. 
Ao chegarem ao castelo, onde foram para tentar convencer Elsa a voltar, encontram Hans e os soldados. Elsa enfrenta-os com seus poderes, defendendo-se. Na tentativa de proteger Hans dos raios congelantes de Elsa, Anna é atingida no coração. Ela poderia morrer em breve.
Preocupada com a irmã, Elsa deixa-se capturar. Com as mãos cobertas, é levada para Arendell. Queriam que ela retirasse o feitiço sobre o reino.
Kristoff, desesperado com o fato de que Anna foi atingida novamente, desta vez no coração, procurou ajuda com os Trolls. Eles disseram que somente um ato de amor verdadeiro poderia salvá-la, pois anularia o encantamento. Desorientada, Anna seguiu para Arendell, em busca do ato de amor que, acreditava, viria de Hans.
Quando ela chegou ao Palácio em Arendell, encontra Hans tentativa de matar sua irmã. Ela, desesperada, coloca-se entre a espada de Hans e Elsa, vindo a congelar-se totalmente,  mas salvando a rainha.
Ao ver a irmã congelada, Elsa a agarra em seus braços e chora, muito entristecida pela situação da sua amada irmã. Com as lágrimas de verdadeiro amor da rainha e o ato de amor verdadeiro de Anna, o encantamento se desfez.
Elsa, finalmente, perde o medo do seu poder e aprende a controlá-lo. O Sol volta a brilhar em Arendell… Menos para Olaf, que ganhou de Elsa uma nevasca só para ele!


Produção coletiva de texto: resumo de filme. Nas aulas seguintes à exibição do filme, em construção oral dos alunos1 orientada por perguntas2, houve o registro pelo Professor Julio.

1 Alunos do 4º ano A, E.M.E.F. Prof. Liliam Neri de Souza,Peruíbe/SP. 08/2016.
2 As perguntas seguiram a cronologia do filme, de maneira que em roda de conversa os alunos sugeriram o texto. O resultado final foi publicado com as intervenções e mediações do Professor Julio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicologia na Educação Infantil

A literatura na Educação Básica

Ensinar